Título: Se Eu Ficar (If I Stay)
Autor: Gayle Forman 
Série: If I Stay #1
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Páginas: 224
Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Se eu ficar foi um dos grandes se não o maior lançamento da Novo Conceito no ano passado, ainda nesse ano a editora colhe frutos do lançamento do livro, que foi impulsionado pelo lançamento quase que simultâneo do filme aqui no Brasil, o livro muito falado, prometia ser um boa leitura e ele não decepcionou.

Era para ter sido um dia normal, como qualquer um, mas uma fina camada de neve que caiu na cidade e as autoridades resolveram cancelar o compromissos diários e nada melhor do que um passeio para curtir esse dia de "neve", mas o que não se esperava era que tudo terminariam de uma forma tão trágica, Mia e sua família sofrem um grave acidente de carro. Mas algo estranho acontece Mia consegue ver tudo em volta do acidente, mas ninguém consegue vê-la o que será que está acontecendo?
— Quem diria! A neve já está derretendo — diz meu pai, aspirando a fumaça do cachimbo. Vou até a porta dos fundos e espio o clima lá fora. Um raio de sol surge entre as nuvens, e posso ouvir o barulho do gelo que começa a derreter. Fecho a porta e volto à mesa.
— Acho que as autoridades exageraram. — digo Talvez. Mas eles não poderiam deixar de cancelar as aulas. já deram a notícia e eu já pedi a minha folga — diz minha mãe. — De fato. Mas precisamos aproveitar esse presente inesperado e ir para algum lugar — sugere papai. Dar um passeio de carro. Visitar Henry e Willow.
É quando Mia percebe que ela está fora do seu corpo acompanhando tudo o que ocorre após o acidente e é assim que ela percebe que ela tem que tomar uma decisão, será que vale a pena viver mesmo tendo perdido sua família para o trágico acidente? ou ela deve ceder a  dor e apenas desistir viver. Essa não é uma decisão fácil e para tomar essa decisão tão difícil ela revê todos momentos que ela teve em sua vida e conta com a ajuda dos familiares, amigos e Adam o grande amor de sua vida.
Estou morta?
Preciso fazer esta pergunta a mim mesma.
Será que estou morta?
Mia é um protagonista simples e carismática, seu único problema é sua falta de autoconfiança, mas ainda assim ela se faz forte e interessante. Podemos ver durante a história que ela sempre se sentiu diferente da família, mas isso nunca foi um obstáculo para os mesmo, na verdade Mia era amada e completamente admirada por sua família, ainda que ela não percebesse isso. Mia sempre teve a cabeça no lugar, e sempre soube onde queria chegar e é isso que admiro nela.

Adam é um dos grandes pontos fortes do livro, o rapaz tem uma mistura mais que bela de mocinho e bad boy, que fica basicamente impossível de não se encantar. Ele é completamente apaixonado por Mia e ela por ele, assim como podemos ver nas lembranças de Mia. Ainda que o relacionamento deles tenha seus altos e baixos ele nunca desistiu dela.
— Lembro do ano passado, quando Adam veio passar a véspera do Natal com a gente. Disse a seu pai que vocês se apaixonaram cedo demais.
Já sei, já sei. O que uma garotinha estúpida conhece sobre o amor?
Mamãe parou de secar um frigideira. — Não foi isso que eu quis dizer. Eu quis dizer exatamente o contrário. O seu relacionamento com Adam nunca me pareceu um romancezinho de colégio — retrucou a mamãe fazendo um símbolo de aspas com as mãos. — Não tem nada a ver com encher a cara na caçamba de uma picape como acontecia com os relacionamentos na minha época de colégio. Vocês dois pareciam, e ainda parecem, apaixonados, uma amor verdadeiro e profundo. — Ela suspirou. — Mas dezessete anos não é uma idade nada conveniente para se apaixonar.
A família de Mia embeleza e dificulta a ainda mais a história, os pais de Mia são figuras admiráveis, merecedores de toda devoção que um filho pudesse ter e dar, de personalidade interessante e forte diferente de tudo. Ah e temos Teddy o irmão mais novo de Mia, mesmo sendo o caçula Mia simplesmente o idolatrava e o amava demais.
— Você quer cortar o cordão umbilical? — perguntou ela ao meu pai. Papai ergueu as mãos, respondendo que não. Estava emocionado demais ou enjoado demais para falar.
— Eu posso fazer isso — falei. A parteira segurou o cordão, esticando-o e me mostrou onde eu tinha de cortar. Teddy ficou quietinho, com seus olhos cinzentos arregalados, ainda me encarando. Mamãe sempre dizia que be lá no fundo, Teddy achava que eu fosse a mãe dele porque fui eu quem ele viu pela primeira vez e porque fui eu quem cortou o cordão umbilical.
Ainda temos os avós e tios de Mia, ahh e claro não podemos esquecer de Kim a melhor amiga de Mia, elas basicamente nasceram para ser amigas, e Kim sabe o quão difícil será a vida da amiga caso ela resolva ficar, mas ela sinceramente force para que ela fique.
— Pare! — exige Kim. — Se eu não estou chorando, não sei por que diabos você deveria estar.
Kim nunca diz palavrões, sem ofensas. Então, fico chocada
— Mas... retruca a sra. Schein —, como é que você pode estar tão... — soluça — tão calma quando... — Chega! — intervém Kim. — Mia ainda está aqui. Então eu não vou me descontrolar. E, se eu não vou me descontrolar, você também não pode.
A leitura foi muito gostosa, a narrativa de Mia é muito boa e as lembranças são marcos interessantes e com toda certeza marcantes de sua vida, tudo que posso dizer é que gostei muito do livro, mas não consegui sentir toda a emoção que me foi prometida, na verdade o único momento que me emocionei foi quando ela falou do irmão Teddy! Crianças e cachorrinhos sempre emocionam hahaha.

Se Eu Ficar cumpriu seu papel de leitura muito boa, com um desfecho mais do que emocionante. A capa do livro e a reprodução de um cartaz do filme, algumas pessoas não gostaram, mas eu gostei, a diagramação do livro está linda, a fonte do livro tem um tamanho bom e não encontrei nenhum problema com a revisão. E se você pudesse escolher você iria ou ficava?
 
Classificando:




Nessa resenha decidi fazer algo diferente e trouxe para vocês a trilha sonora do filme baseado no livro! Espero que vocês gostem tanto da resenha, quanto das músicas!!

24 comentários:

  1. Assim, sua resenha ficou muito linda, completa e tudo mais.
    SÓ QUE: Não me interesso. Nunca me interessei e não vai ser agora que vai acontecer. Não sei, sou totalmente travada quando o assunto é esse livro. Não sinto simpatia por ele, pelo contrário. Mas fico feliz que tenha gostado a obra, é bom quando isso acontece.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamires
      O_O kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Calma mulher kkkkkkkkk
      Uma pena você não se interessar o livro não perfeito, mais é bom!! Obrigado do mesmo jeito '-'

      Xo

      Excluir
  2. Amei a resenha!
    Não li o livro, mas olhei o filme e não gostei. Você me deixou curiosa para ler o livro mas fico me questionando se não vou me decepcionar de novo. É que, sei lá, acho que os motivos para a escolha que ela fez não foram tão suficientes assim, sabe?

    Eu, Garota Anônima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônima!!
      Ai abrigado!! *_*
      Bom eu prefiro o filme ao livro!! Quem sabe você não faz diferente e gosta mais do livro do que do filme??

      Xo

      Excluir
  3. Senhor Alisson, quando leio algo sobre "Se eu Ficar" só consigo pensar em " Para onde ela foi" apesar de ter gostado muito do primeiro é o segundo que me conquistou, pois Adam é ainda mais Adam, sua dedicação e sofrimento por Mia estão mais aparentes. Concordo qdo vc diz que a insegurança da Mia é seu ponto fraco e o que chegou a me irritar no livro, mas nada muito sério. Assim como você não cheguei a me emocionar profundamente, mas a história é encantadora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juh!! Todo mundo me fala isso sempre é Pra onde ela foi! Que Adam se mostra mais no livro!! Vou conferir isso não se preocupe o livro está na estante. Não me emocionei e eu queria! Afinal chorei um rio no filme, mas acho que o que me pegou foi as atuações e não a historia em si!!

      Xo

      Excluir
  4. Eu gostei de Se eu Ficar mas não me emocionou (talvez o filme consiga me emocionar e sim não vi ainda). Eu prefiro infinitamente Para Onde Ela Foi!
    O Adam é simplesmente o cara, as ações dele são muito amor <3

    Beijão
    Blog: Dei um Jeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gioooooooooo \o/
      Ainda bem que não foi só comigo!! Normal mas espero que veja logo!! Mais uma para a lista hahaha

      Xo

      Excluir
  5. Alissonnnnnn Eu choreiiii demaissss com o filmeeeeeeee :,,,,(
    Tipo a estória é linda, emocionante, tocante e apaixonante Hahahahahahahahahaha
    O filme mostra que a Vida prega peças no Destino e que nem tudo sai como queremos!!
    Adam e Mia são encantadores como personagens, os opostos se atraem XD
    Tipo, #OhGod como é que tu consegue fazer tantas resenhas Perfect? Hahahahahaha

    Sucesso!
    http://maisumpracolecao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Erikinha chorei um rio hahahaha!! Mas não me emocionei muito com o livro isso é uma pena, por mais que eu tenha gostado da leitura! Ah obrigado!! *_*

      Xo

      Excluir
  6. Anônimo16/2/15

    Adoreei sua resenha, mas pena que você não sentiu essa emoção que dizem sentir a respeito da história. Eu chorei como um bebê - estou começando a achar que sou uma verdadeira manteiga derretida. Bom, o importante é que pelo menos você gostou da história. ;)

    Blog | Paixonites Literárias Xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Natii!
      Obrigado, verdade esperava me emocionar muito com o livro, mas não rolou, você deve ser uma manteiga derretida mesmo hahahaha!

      Xo

      Excluir
  7. Bacana a playlist no final do post. Tudo a ver com o livro ;)
    Li "Se eu ficar" no ano passado, mas minha experiência foi diferente da sua. A última coisa que eu encontrei na Mia foi carisma. Achei a narrativa dela muito mecânica para a situação que ela estava vivendo. Mas concordo com você que a família dela é um dos pontos altos. Também simpatizei com os pais dela.
    Que bom que você gostou do livro. Dizem que a continuação é melhor ;)
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Mariana!!
      Que bom que gostou! Na verdade é a trilha sonora do filme só fiz unir o útil ao agradável hahaha
      Acho que minha visão ficou um pouco nublada por causa do filme que realmente gostei e gostei muito da Mia do filme, por isso para mim era a mesma, dizem mesmo que a sequencia é melhor logo logo lerei!

      Xo

      Excluir
  8. Eike playlist legal! Adorei as músicas. Viciado em "All of me. Hahahaha. <3

    Eu ainda não li o livro e nem vi o filme. Sei que estou cometendo um pecado literário, mas é por falta de tempo mesmo.

    A tua resenha só reforçou a ideia que eu tenho da história. Espero que eu não me arrependa. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriel!
      A trilha sonora do filme é muito boa!!
      Eu já fiz os dois ♥ kkkk acontece, também já fiz isso.
      Obrigado espero que leia logo e goste!!

      Xo

      Excluir
  9. Apesar de ter gostado de "Se Eu Ficar", gostei ainda mais de sua continuação, livro que por sinal, mesmo não aparentando, dividiu opiniões. O mais incrível, no entanto, certamente é a escrita da Gayle Forman, que conquista em ambos os casos e com estilos diferentes.
    Só espero que você também goste de "Para Onde Ela Foi". :D

    Abraços,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo!!
      Todo mundo fala que a continuação é melhor vai ser minha primeira leitura de Março pelo jeito haha. Gayle parece ser uma autora espetacular, vou ler o segunda para tirar minha opinião sobre ela!! Também espero!!

      Xo

      Excluir
  10. Hey, Alisson! Achei o livro legalzinho, mas também achei que não cumpriu com tudo o que prometeu. Achei frustrante a ponto de não querer ler "Para Onde Ela Foi".

    Abração, Miguel.
    Parágrafos & Capítulos || @PrCapitulos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miguel!!
      O livro é bom concordei com a maioria das resenhas que eu li, mas acho que você deveria dar uma chance a Para Onde Ele Foi, todo mundo diz que é muito superior ao primeiro.

      Xo

      Excluir
  11. EU FICAVA! óbvio, amo viver, com todo o meu coração. Mas então... vamos conversar, senta aqui, como é que não sentiu toda a emoção prometida? É sério mesmo? Porque eu to muito aflita pra ler esse livro, mas ainda nem comprei, a ansiedade comendo solta e você vem me deixar desanimada? Pode não. Mentira, pode sim, porque AMO sinceridade. É bom pra que eu não coloque a expectativa lá em cima e me decepcione.

    Beijinhos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Girl!!
      kkkkkkkkkkkkkk rapaz eu ficava também, iria chorar por um tempo mas a vida é feita de superações né?!! Então Ágata como você pode ver o livro é bom, tanto que classifiquei bem ele, mas não me emocionei mesmo, e nem to comparando com filme que chorei um rio! Eu simplesmente não consegui me sentir tocado ou emocionado como fiquei ao ler outros livros!!

      Xo

      Excluir
  12. Oieee!
    Vejo q gostou do livro e com isso virou fã ne?
    Eu ate quero conhecer a escrita da autora, mas como te falei uma amiga próxima odiou ateeee!
    Mas é normal alguns gostarem e outros odiarem! Hehe
    Eu nao gosto mto qdo lançam o livro com q capa do filme, manter a capa original pra mim é melhor.
    Acho q todos oa livros dela q foram lançados no Brasil vao virar filme... Acho q vou ver os filmes antes de ler.. Hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Suzzy!! Bom alguns com certeza virarão ou já possuem filme, mas acho que o livro que da sequencia a Se Eu Ficar não ai ganhar filme não. Sim sim eu li o livro e fiquei bem satisfeito cm o que eu li e por isso decidi ir além com a autora, mas já deu para ver que não da para fazer isso né? É mais do que normal uns gostarem e outros não, mas acho que você deve dar uma chance a autora!!

      Xo

      Excluir

Obrigado por visitar o blog! Espero que tenha gostado do post e que deixe um comentário com suas impressões sobre o texto.

Você tem um blog? Não esquece de deixar seu link para que eu possa visitar seu blog.

IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do blogueiro.