Título: Pare Com Suas Mentiras (Arrête Avec Tes Mensonges) • Ano: 2022 • Duração: 98 min. • Distribuidor: Reserva Imovision
Ao finalizar a leitura de Mentiras Que Contamos, fui pesquisar um pouco mais sobre o autor, pois adorei a leitura e queria encontrar outros livros dele lançados aqui no Brasil, para minha surpresa descobri que Mentiras Que Contamos havia sido adaptado, óbvio que fiquei interessado e animado demais para ver a adaptação, logo fui em busca do filme para assistir e assim que tive oportunidade eu o fiz.
Stéphane Belcourt é um autor renomado que está há muitos anos afastado de sua cidade natal, ele recebe um convite para ser embaixador de uma marca famosa de conhaque que está comemorando o seu bicentenário, Stéphane aceita o convite, pois, acredita ser um bom momento para finalmente retornar a sua cidade depois de tantos anos. Em meio a participação dos eventos de comemoração do conhaque Stéphane conhece Lucas, o que ele não esperava é que Lucas fosse o filho de seu primeiro amor e o motivo pelo qual ele passou tanto tempo afastado da cidade, em meio a sua permanência na cidade, Stéphane se vê mergulhado em suas lembranças, segredos são revelado e fantasmas são exorcizados.
O filme funciona bem, ele traz toda essa aura de romance adolescente finalizado abruptamente e que ficou sem final, também entrega ótimos plots de revelações de segredos, mas, acima de tudo ele é interessante por se mostrar um filme sobre cura e finalização de ciclos que não haviam sido fechados e esse foi um dos pontos que mais gostei nele.
Em questão sobre o filme como adaptação e sobre sua fidelidade ao livro, eu tenho muito a falar e infelizmente vai rolar uns spoilers, recomendo que não leia o próximo parágrafo para não pegar spoiler do livro.
Ainda que tenha gostado do filme como algo separado do livro, eu fiquei insatisfeito no quesito adaptação, não vou negar a essência da história está lá, muitas cenas foram tiradas diretamente do livro e posta no filme. Porém, houveram pontos que me incomodaram, primeiro ponto, transformaram a relação de Stéphane e Thomas em um romance adolescente e no livro nunca houve romance, havia desejo, havia sexo, mas não havia romance. Segundo ponto, mudaram um dos pontos mais interessantes do livro, a posição sexual de Stéphane. O terceiro ponto, no livro o protagonista (na fase adulta) sempre é retratado em posição de controle e domínio das circunstâncias, enquanto no filme ele é retratado por diversos momentos em posição de sujeição como se ainda fosse o mesmo adolescente. E o quarto e último ponto ao mudar totalmente o plot de como se dá o contato entre Stéphane e Lucas a adaptação das partes mais interessantes do livro perderam força e impacto. Mas, preciso ressaltar que eles foram excelentes nas cenas de flashback.
Pare Com Suas Mentiras tem um orçamento de mais de 2 milhões de euros, entretanto, não conseguiu arrecadar nem metade desse valor. Em contrapartida no Rotten Tomatoes o filme acumula 30 críticas especializadas, sendo muito bem recebido por esses com uma nota 97%, a audiência geral deu pontuação também de 88% para o filme, que também é uma ótima recepção.
Deixarei aqui observações muito importantes e relevantes ou não:
— O discurso de Stéphane no final do filme é lindo;
— Achei desnecessário o tom homofóbico em algumas cenas do filme;
— Mudaram as características espanholas de Thomas, fiquei bem triste com isso.
Leia Também:



Nenhum comentário
Obrigado por visitar o blog! Espero que tenha gostado do post e que deixe um comentário com suas impressões sobre o texto.
Você tem um blog? Não esquece de deixar seu link para que eu possa visitar seu blog.
IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do blogueiro.