Título: Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) [Birdman: Or (The Unexpected Virtue of Ignorance)]
Direção: Alejandro González Iñárritu
Gênero: Comédia
Duração: 120 min. 
Lançamento: 29 de janeiro de 2015
No passado, Riggan Thomson (Michael Keaton) fez muito sucesso interpretando o Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, desde que se recusou a estrelar o quarto filme com o personagem sua carreira começou a decair. Em busca da fama perdida e também do reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway. Entretanto, em meio aos ensaios com o elenco formado por Mike Shiner (Edward Norton), Lesley (Naomi Watts) e Laura (Andrea Riseborough), Riggan precisa lidar com seu agente Brandon (Zach Galifianakis) e ainda uma estranha voz que insiste em permanecer em sua mente.

Me lembro de quando vi alguns detalhes sobre o lançamento desse filme, fiquei logo todo ouriçado e interessado afinal teríamos mais um filme sobre super-heróis por vir, kkkkkk, mero engano, o filme até aborda essa temática mas passa bem longe de ser um filme de super-herói.


Riggan interpretou um super-herói chamado Birdman há muito tempo atrás e alcançou muito sucesso por causa do personagem, se tornando um grande ícone cultura pop, mas, após estrelar o terceiro filme, ele se negou a fazer um quarto filme do personagem e desde então sua carreira vai de mal a pior.

Tentando reverter à situação de sua carreira decadente, ele resolve dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto aclamado na Broadway, apostando todas as suas fichas e dinheiro que com essa peça ele conseguirá ter de volta todo prestigio, fama e reconhecimento que já teve.

Enquanto tenta fazer da peça um sucesso e em meio a toda cobrança sobre si mesmo, Riggan ainda tem que lidar com os problemas com o elenco da peça, lidar com os conflitos que sempre estão acontecendo com sua filha e com essa voz insuportável que não o deixa em paz e vive dando pitacos em sua vida.

O que dizer desse filme? Eu simplesmente fiquei completamente atordoado ao vê-lo, não conseguia desgrudar os olhos da tela, o filme me surpreendia a cada passagem e ainda me proporcionou boas risadas, então só posso dizer que o filme foi maravilhoso. O filme me ofertou muito mais do que eu esperava e foi isso que eu mais gostei nele.

O filme a meu ver é tanto uma critica negativa, quanto positiva ao mercado cinematográfico de super-heróis, fica bem explicito no filme que viver sobre a sombra de um papel de super-herói te traz glória, mas, não te traz o real reconhecimento, mas também fica claro o preconceito e escárnio por parte dos ditos especialistas cinematográficos quanto a esse gênero de filmes.

As atuações foram simplesmente fantásticas, Michael Keaton estava fantástico no papel de Riggan, Edward Norton também foi outro que atuou maravilhosamente bem e o que dizer de Emma Stone adorei a atuação dela para a filha problemática de Riggan.

Birdman é um filme maravilhoso e surpreendente, me deu muito mais do que eu esperava, na verdade depois de ver o filme, fiquei envergonhado pela primeira impressão que tive sobre ele. Depois de ver entendi porque o filme levou quatro de suas nove indicações ao Oscar, esse é um filme que vale muito a pena ver.

Observações:

— Referências a X-Man, Jogos Vorazes, Vingadores, Homem de Ferro, Homem Aranha e Transformers;
— O filme é uma "critica" a filmes de super-heróis, mas, Michael Keaton já foi o Batman, Edward Norton já foi o Hulk e Emma Stone viveu a Gwen Stace que irônico não?;
— A Emma Stone poderia realmente ser uma das pinturas do filme Olhos Grandes;
Hugh Jackman viu o filme e disse que tão cedo não larga o osso de Wolverine.

Classificando:

 

 Xo

6 comentários:

  1. Tenho assistido todos os filmes indicados ao Oscar e me falta esse, Sniper Americano e mais alguns. Você assistiu O Abutre? É meio pesadinho (pelo menos pra mim, na parte emocional senti um peso), mas é muuuuuuuito bom e o Jake Gyllenhaal tá incrível, logo posto no blog sobre.

    Acho demais ser um filme de super herói, mas ao mesmo tempo não e você não acha que é bem proposital os atores que estão no longa? Não sei, é de se pensar.

    SIIIIIIIIIIM A EMMA STONE PODERIA SER UMA DAS PINTURAS, como que não pensei nisso antes? Af.

    Quero assistir por causa das referências.
    Ah! Comecei a ver Boyhood, por enquanto não me conquistou.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ágata!!
      Quero a maioria dos filmes indicados, Sniper e Teoria de Tudo são os que acho que não irei ver por escolha própria! Eu acredito sim que foi proposital, na verdade acho que foi até uma autocritica hahahah.
      Ai que pena que você não foi conquistada por Boyhood :( eu amei o filme!!

      Xo

      Excluir
  2. Oi, Alisson.

    Dos filmes indicados ao Oscar apenas assisti a duas animações. Eu perdi o costume de assistir a filmes, mas leio que tudo. Quando vou ao cinema eu simplesmente vejo adaptações. Mas gostei de saber da crítica que esse filme faz e depois da sua resenha tentarei assistir.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books // Participe: Top Comentarista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Paulinha!!
      Eu só vi uma que foi Operação Big Hero to me devendo Como Treinar Seu Dragão, que verei logo logo! Entendo isso é bem normal para um blogueiro, mas eu adoro ver filmes não importa qual gênero ele seja simplesmente não resisto!! Espero que veja logo e me diga o que achou!!

      Xo

      Excluir
  3. Tenho assistido a muitos filmes( séries. Tenho ficado muito viciada nisso ultimamente) ultimamente, principalmente pela internet. O último filme que eu vi foi Lucy. Mas não pude assistir até o final; o vídeo bugou e não quis mais continuar. ¬¬ ..... #Chatiada. Hahaha!

    Fiquei interessada nesse filme, acho que deve ser o próximo da lista.

    http://blogfolheandomundos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ró!!
      Ai queria voltar a ver minhas séries saudades!! :'(
      Ai eu adorei Lucy eu vi e postei até resenha aqui no blog!!
      Vê sim e me diz o que achou!!

      Xo

      Excluir

Obrigado por visitar o blog! Espero que tenha gostado do post e que deixe um comentário com suas impressões sobre o texto.

Você tem um blog? Não esquece de deixar seu link para que eu possa visitar seu blog.

IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do blogueiro.