Título: Minha Mãe é Uma Peça
Autor: Paulo Gustavo
Editora: Objetiva
Ano: 2014
Páginas: 152
Agora em livro e com histórias inéditas de Dona Hermínia. Essas crianças ainda matam Dona Hermínia de tanta preocupação. Após berrar com os filhos no teatro, no cinema e na TV, ela agora narra as desventuras com a família em livro. Marcelina, que está "imensa de gorda", e Juliano, que em vez de trabalhar prefere decorar as coreografias daquela "cantora negona linda, a Cebion", não são os únicos que escutam poucas e boas. Sobra bronca também para o ex-marido, Carlos Alberto, para a nova mulher dele, "a vaca da Soraia", e para a empregada Valdeia, "que prefere ser chamada de secretária, mas ainda não chegou lá". Em sua estreia na literatura, Dona Hermínia — ou melhor, Paulo Gustavo, seu criador — fala sobre sexo, dietas e religião, dá conselhos de como criar os filhos, explica a antipatia que tem por Freud e sua "mania de colocar tudo que é culpa na mãe", mostra como navegar na internet e faz seu guia de viagens. E, ao contrário dos manuais que ensinam como segurar o marido, conta os segredos para não perder o ex.
Quem não ficou completamente encantado com a Dona Hermínia? Quem não deu boas risadas com esse filme? Quem não encontrou alguma mania de sua mãe na Dona Hermínia? Eu basicamente amo esse filme, entrou na lista dos que vou assistir e nunca vai perder a graça. Então ada fora do normal eu querer ler o livro escrito pela Dona Hermínia né?

Dona Hermínia já teve peça uma de teatro, um filme e agora ela tem um livro baseado em sua vida. Criar um filho é uma tarefa que Hermínia domina e ela deixa bem claro como você pode criar seu filho com sua dicas no livro, ela ainda fala de sua vizinhança e das maluquices que ela que ouvir e passar por causa de seus vizinhos estranhos.
Tem que saber dar limite. E para dar limite, tem que saber dizer "não". Eu digo "não" com a maior tranquilidade. Meus filhos foram criados assim. Sabem qual foi a primeira palavra que o Juliano aprendeu a falar? Exatamente "não"!
Hermínia ainda fala sobre sexo e como ela não sente falta tá talvez um pouquinho, mas que não está desesperada por homem nenhum, Hermínia ainda fala sobre suas viagens uma mais interessante que a outra impossível não citar a viagem para Londres onde ela teve um pequeno atrito com uma amiga da amiga dela. Saindo do assunto filhos mais ainda nele Hermínia fala sobre o preconceito e quão preocupada ela fica com seus filhos, o Juliano por ser gay e a Marcelina por estar imensa de gorda.
Então veio o meu quarto preconceito que eu tive, com meu filho Juliano, meu filho mais novo. Ao longo do tempo, a gente foi vendo que ele estava bem afeminado. Foi desenvolvendo a coisa do gay. A gente sabe. Mãe sabe dessas coisas. Eles não contam isso pra gente, mas a gente sabe. Mas eu vou fazer o que? vou bater nele? Vou expulsar? Não, eu vou amar. Eu amo meu filho da mesma forma.
Hermínia continua sendo a mesma Hermínia, dona da razão, mandona, irônica e sem papas na linguá, mas carismática e carinhosa como sempre. Foi simplesmente maravilhoso ler e saber um pouco mais sobre essa personagem tão amada e icônica.

Então gente ler esse livro foi simplesmente maravilhoso ele me promoveu ótimas risadas, era muito difícil ler e não achar engraçado as situações que a Dona Hermínia expunha no texto. A leitura do livro foi bem o que eu esperava, foi rápida tranquila e claro engraçada.

O livre é basicamente um manual ou guia, temos vários personagens sendo expostos no texto, mas todos estão sob a visão da Dona Hermínia e isso facilita muito a leitura do texto para mais que tenho me causado certa dificuldade para fazer a resenha do livro. Mas gostei bastante do Paulo Gustavo ter exposto seu amor pela Beyoncé no livro citando-a sempre que era possível.
Esse menino realmente tinha que ser mais ambicioso. Acho que a ambição dele, hoje é decorar as coreografias daquela cantora que ele ama, a Cebion. Ou Becion, Bion-C, sei lá. Aquela negona linda, mas com um nome de remédio, coitada.
Minha Mãe é Uma Peça é um livro mais do que divertido, a leitura é fácil e agradável e vai te causar boas risadas, mais numa vez Dona Hermínia mostra há que veio e não importa em qual mídia. Eu achei a capa do livro simples porém eu até gostei bastante dela, o livro possui algumas imagens que adicionam bastante ao texto, tenho que expor que a diagramação do livro está fantástica, a fonte do texto é enorme e muito boa de ler e gente as páginas do livro são de uma material muito bom e não encontrei nenhum problema na revisão do livro, a editora Objetiva caprichou nesse livro.

Classificando:

7 comentários:

  1. Oi!
    Eu sou doida pra ver o filme e mais ainda pra ler o livro, claro! Não duvido que a história garante boas risadas e amei o fato da leitura ser bem rápida!
    Ótima resenha! Um abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Hello!!!
    Eu fiquei sabendo mais do que passou na tv e só depois que vi o livro nas lojas...
    Não assistir ao programa, mas nao animei muito de ler o livro.
    Até gosto de comédias, mas acho que prefiro ver do que ler...isso vai muito do gosto e do jeito que o autor escreve ne?
    Teria que ler para ver se gosto mesmo.
    Mas foi bom vc mostrar a sua opiniao, acho que animará muita gente a conhecer.
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. O filme e simplesmente perfeito, tenho nem o que falar, fiquei sabendo agora que tinha o livro. ja esta na listinha de desejos

    ResponderExcluir
  4. Com certeza vou ler. Tinha assistido o filme e quando descobri que tem o livro fiquei querendo ler, sei que vou gostar muito.

    ResponderExcluir
  5. Acredita que ainda não assisti o filme? Pois é, não assisti e me lamento muito por isso :-(
    Sempre vi críticas muito positivas à respeito do livro e do filme, apesar deles não terem histórias bem diferentes. Quero poder conferir os dois futuramente kkk
    Boa resenha, bjs :-*

    ResponderExcluir
  6. Eu ri muito quando assisti esse filme, e realmente não sabia da existência do livro até quando vi na tua caixa de correio *u* E é exatamente o que vc disse: tá na lista dos filmes que irei assistir várias vezes e nunca perderá a graça.
    Com certeza, o livro deve ser divertido e quando eu ler, com certeza, irei chorar de rir.
    (eu li esses quotes com a voz do paulo gustavo na minha cabeça, jdsaijdaisj)

    ResponderExcluir
  7. Oi Ali, para ser sincera não conhecia o livro e nunca ouvi falar do autor. Porém parece ser bem engraçado e a leitura parece abordar questões bastante interessantes e importantes na nossa sociedade as quais muitas vezes não damos atenção ou que em outras estão muito em voga e tudo isso de forma bem humorada. Ainda não sei se leria mas achei bem interessante!

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o blog! Espero que tenha gostado do post e que deixe um comentário com suas impressões sobre o texto.

Você tem um blog? Não esquece de deixar seu link para que eu possa visitar seu blog.

IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do blogueiro.