Título: Boneco de Pano (Ragdoll)
Série: Detetive William Fawkes # 1
Autor: Daniel Cole
Editora: Arqueiro
Ano: 2017
Páginas: 336
Livro cedido pela editora para leitura

O polêmico detetive William Fawkes, conhecido como Wolf, acaba de voltar à ativa depois de meses em tratamento psicológico por conta de uma tentativa de agressão. Ansioso por um caso importante, ele acredita que está diante da grande chance de sua carreira quando Emily Baxter, sua amiga e ex-parceira de trabalho, pede a sua ajuda na investigação de um assassinato. O cadáver é composto por partes do corpo de seis pessoas, costuradas de forma a imitar um boneco de pano.

Enquanto Wolf tenta identificar as vítimas, sua ex-mulher, a repórter Andrea Hall, recebe de uma fonte anônima fotografias da cena do crime, além de uma lista com o nome de seis pessoas – e as datas em que o assassino pretende matar cada uma delas para montar o próximo boneco. O último nome na lista é o de Wolf.

Agora, para salvar a vida do amigo, Emily precisa lutar contra o tempo para descobrir o que conecta as vítimas antes que o criminoso ataque novamente. Ao mesmo tempo, a sentença de morte com data marcada desperta as memórias mais sombrias de Wolf, e o detetive teme que os assassinatos tenham mais a ver com ele – e com seu passado – do que qualquer um possa imaginar.

O detetive William Fawkes, conhecido como Wolf, da Polícia Metropolitana de Londres, é um profissional bastante conhecido, isso porque há 4 anos atrás ele se envolveu numa grande polêmica o que acabou lhe rendendo uma fase turbulenta. Tudo isso abalou sua vida profissional - já que precisou ficar internado num hospital psiquiátrico - e pessoal, pois acabou se divorciando da jornalista Andrea Hall.


Tempos depois, Wolf é pego de surpresa quando um crime cruel surge bem no prédio em frente a sua residência. Ele vai verificar em meio aos curiosos - que já se aglomeram na porta do prédio - e encontra seus companheiros de trabalho já na cena do crime. Quando ele chega lá encontra algo terrivelmente assustador: um boneco feito de pedaços de corpos diferentes. A cena é chocante até para os profissionais que lidam sempre com mortes e mais mortes. O que intrigou Wolf e seus amigos de trabalho, é que uma das mãos do 'boneco' estava apontada justamente para a janela de um apartamento: o de Wolf. É aí que as perguntas não consegue ser caladas!

"Tudo indica que o mais importante não seja só a vingança, mas a teatralidade da coisa toda."

Paralelo a todo esse alvoroço, a imprensa segue atacando a Polícia Metropolitana colocando em questão a competência dos profissionais. E para piorar a situação, o assassino começa a enviar materiais para a imprensa. Uma dessas pessoas que recebeu informações com exclusividade foi Andrea. Ela recebeu a foto com o corpo costurado e uma lista com o nome de mais 6 pessoas vítimas e os dias em que elas serão assassinadas. Mas ela não esperava que nessa lista de vítimas estaria uma pessoa que ela ainda sente um grande carinho: seu ex-marido Wolf.


Graças a imprensa - que faz dos assassinatos uma espécie de reality show -, o assassino consegue ter a atenção de todos voltada para os assassinatos cometidos e os que irão acontecer. Ele consegue atiçar a curiosidade mórbida dos telespectadores.

A investigação começa à todo vapor para saber quem é o serial killer que está por trás do 'boneco de pano' - assim apelidado pela mídia - e em busca de proteger todas as possíveis vítimas da lista.

Nessa investigação árdua, os detetives Edmunds, Emily, Wolf e outros, irão encontrar pistas e ligar pontos que irão se completando, assim, revelando coisas impressionantes sobre as vítimas e a sede de vingança do assassino.

"No meio da rua encharcada, ele ainda segurava a mão do cadáver desfigurado de uma mulher mais velha, olhando para o nada com uma expressão de derrota no rosto. Um homem vencido e inconsolável."

E a grande pergunta é: será que a polícia vai conseguir evitar a morte das pessoas citadas na lista, inclusive a morte de Wolf?


E é com esse grande mistério que o autor Daniel Cole segue toda a história. Ao mesmo tempo em que ele vai revelando fatos surpreendentes, continua deixando o leitor ansioso para saber os desdobramentos de todo o mistério e fazendo uma confusão enorme, pois você começa a desconfiar de grandes personagens.

Pelo o que compreendemos de início, é que Wolf é o protagonista de toda a trama, mas têm personagens que acabam se destacando bem mais que ele. Um deles é o detetive Edmunds. Ele é personagem super inteligente e - para muitos - um bobalhão, mas se superou no decorrer da história. Mostrou ser pulso firme. Outra personagem incrível é a Emily Baxter, mas em determinado momento ela deixou a desejar... E como deixou! Eu fiquei tipo "What?!". O autor deu uma trollada boa nos leitores. Já Andrea sonha em se tornar âncora do telejornal da emissora em que ela trabalha. Para isso, ela vai enfrentar tudo e todos para conseguir atingir esse objetivo. Enfim, os personagens de Daniel Cole não deixam quase nada a desejar.


O autor tem uma escrita muito boa, envolvente demais. Consegue fisgar o leitor com muito suspense nas páginas e até utiliza um pouco de seu humor negro na trama. A única coisa que deixou a desejar um pouco, foi o final. Fui pego de surpresa e por mais que eu saiba que o livro faz parte de uma série, não esperei o final estranho que aconteceu, mas 2 ou 3 páginas não conseguiram estragar as demais da história. Daniel Cole simplesmente está de parabéns!

A trama é narrada em terceira pessoa, o que nos permite entrar na mente de vários personagens e saber o que eles estão 'aprontando'.

Em vááários momentos pude perceber uma ligação da história com uma temporada da série Dexter. Aí fiquei sabendo que o "Boneco de pano" é seu primeiro livro e que ele foi escrito originalmente como piloto para uma série de TV. Não consegui informações se o autor tem algum envolvimento com a série.


A edição brasileiro foi publicada pela Editora Arqueiro. A capa é bonita, a diagramação é simples mas bem organizada, a fonte tem um tamanho bom, as folhas são amareladas e o livro possui orelhas.

Para quem gosta de suspense, "Boneco de Pano" é um romance policial que super indico. Tem uma história bem construída e que faz o leitor querer devorar o livro cada vez mais.

Classificação:

Nenhum comentário

Obrigado por visitar o blog! Espero que tenha gostado do post e que deixe um comentário com suas impressões sobre o texto.

Você tem um blog? Não esquece de deixar seu link para que eu possa visitar seu blog.

IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do blogueiro.