Em fevereiro chegou ao fim a Leitura Coletiva da Saga Crepúsculo e claro que eu não iria deixar de contar como foi a experiencia de reler todos os livros dessa série que desperta amor e ódio nas pessoas.

Reler Crepúsculo sem dúvidas foi divertido e nostálgico demais, a leitura foi boa e despretensiosas. Lua Nova foi um martírio, eu já esperava que o livro fosse ser um pouco chato, ele sempre foi o que menos gostei da saga, mas, não esperava que fosse ser TÃO chato, a leitura não fluía. Eclipse costumava ser o meu livro favorito da saga, ainda que a leitura tenha sido infinitamente melhor que Lua Nova eu acabei por me decepcionar um pouco com esse livro também. Amanhecer foi o ápice da saga inteira, eu simplesmente amei reler o livro, principalmente depois que Bella é transformada, eu fiquei como o mesmo êxtase que senti quando li o livro pela primeira vez. Antes da releitura todos os livros eram classificados com cinco estrelas, após a releitura Crepúsculo e Amanhecer continuaram com cinco estrelas, Lua Nova com três e Eclipse com quatro. As resenhas dos livros devem sair a partir da semana que vem.

Reler os livros foi bem interessante porque eu claramente pude rever vários pontos da história que marcou a minha adolescência e me fez um leitor. Os livros tem muitas problemáticas de relacionamento abusivos que naquela época era "normal", hoje não consegui ver essas coisas com bons olhos. Mas tirando esse ponto negativo da história a experiencia de releitura foi muito boa e fiquei feliz pois, comprovei que meu eu adolescente não era um completo doido por amar esses livros.


Uma das melhores coisas de reler os livros foi reencontrar alguns personagens. Jacob é um completo babaca insuportável, a cada livro que eu lia tinha mais raiva dele, na verdade o motivo de Lua Nova e Eclipse serem mais chatinhos é exatamente por causa dos abusos e forçações de barra dele, mas, em Amanhecer ele se redime. Edward não se safa também, ele tem seus estúpidos, mas, diferente de Jacob ele só era super protetor com Bella, não achei que ele tenha sido abusivo com ela. Eu tinha esquecido o quanto eu adorava a Alice, se existe um personagem perfeito nessa série sem dúvidas é ela, dona da minha vida. Por muito tempo eu achei que Bella fosse uma protagonista chata, mas essa releitura me fez rever alguns pontos sobre ela e até me identificar bastante com a mesma em alguns aspectos.

A Leitura Coletiva foi organizada pelos bookstagramers @jaixbooks @agrandeestante, o projeto consistiu em ler um livro da saga por mês, começando em novembro de 2019 e terminando fevereiro de 2020. Fiquei satisfeito em concluir que eu não tenho problema com metas semanais em LCs, as vezes eu até passei da meta, meu único problema foi em fevereiro, que depois do carnaval eu não li mais nada, só terminei Amanhecer em março. Essa sem dúvidas foi uma boa experiencia, com certeza participarei de outras LCs.

14 comentários:

  1. Oi Alisson, que legal esta leitura coletiva. Apesar de amar os filmes, ainda não li os livros, mas quero muito. Nos filmes e adoro o Jacob, que pena que a personalidade dele é diferente nos livros, mas faz parte né, livros serem diferente dos filmes.
    Bjos
    Vivi
    Blog Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A leitura coletiva foi a desculpa que eu precisava para reler hahah verdade, no filme ele realmente é muito melhor!!

      Excluir
  2. Nossa, eu li os livros quando eu tava no fim do ensino fundamental e lembro de gostar muito, mas não sei se teria coragem de reler. Muito do que eu acreditava naquela época mudou e eu com toda certeza daria com a cara na porta, mas um dia quem sabe! As vezes ainda assisto aos filmes com minha esposa e assumo que dou boas risadas pois ela ainda é muito fã da saga no auge dos seus 26 anos kkkk
    Essa sensação de nostalgia é uma delicia mesmo, revisitar histórias que a gente ama é muito bom, isso tá acontecendo comigo agora, pois estou relendo Harry Potter e nossa, bons momentos!
    Adorei teu post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então foi exatamente por isso que eu decidi reler, para ver como eu me sentiria hoje, bom não foi de um todo horrível como eu cheguei a esperar hahaha Quero reler Harry Potter, mas só quando eu comprar a edição de capa dura.

      Excluir
  3. Oi, tudo bem? Nossa, nem se me pagarem eu releio essa saga hahaha. Na real, eu nunca a terminei, pois me irritei no último livro e larguei. Aí, doei minha coleção para uma colega da faculdade e, hoje, somos melhores amigas por causa disso (das coisas que os livros fazem hehe <3). Eu acho que Lua Nova é mais chatinho por causa da depressão que a Bella passa depois da separação. Os outros eu não lembro muito, mas lembro que, na época eu até gostava, apesar de só ter começado a ler por causa do hype e porque o Paramore tava na trilha haha. Que bom que teve uma boa experiência! Reler livros é sempre uma experiência que pode fazer com que ou amemos ainda mais ou percebamos que a história não era tudo isso. Adorei sua foto com o Funko, superfofa!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo no último livro? Nha Jacob que é insuportável mesmo, todo mundo no debate da LC falou a mesma coisa kkkkkkk. Não foi totalmente positiva, mas, posso dizer que valeu a pena.

      Excluir
  4. Oi, eu ainda não li a saga mas amei saber um pouquinho de como foi a experiência de releitura para você, que bom que o amor pelos livros continuou mesmo que a nota de alguns tenha diminuído.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sendo sincero, nem sei se a essa autora do campeonato vale a pena ler haha!! Sim verdade fiquei feliz de constatar que nem tudo na história é ruim!!

      Excluir
  5. Olá, tudo bem? É sempre maravilhoso quando uma releitura termina bem né?! Admito que não tenho o hábito de reler livros, mas tenho sentido vontade ultimamente, principalmente com séries como Twilight que tem praticamente 10 anos que li haha. Adorei a sua experiência, e Lua Nova também é o volume menos favorito, com Crepúsculo ficando com a estrelinha de favorito. Amei a postagem!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha preciso dizer que sim viu? Principalmente quando a gente amou tanto o livro na primeira vez!! Obrigado meu bem!! <3

      Excluir
  6. Olá,
    Eu só li o primeiro livro da série e acho que para mim ele foi ok, não fiquei com vontade de ler os outros. Gostei do livro mas a história em si não era pra mim. Sobre releituras eu faço algumas de vez em quando, gosto de me encontrar com as mesmas histórias que gostei antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Crepúsculo é realmente um livro bem gostoso de ler, mas entendo não ter dado continuidade! Eu geralmente só faço releituras de livros que ainda não tem resenha no blog, tanta coisa novo para ler por ai!!

      Excluir
  7. Eu amo reler meus livros preferidos e também amo releituras! Eu não consegui terminar a saga, li os dois primeiros e o terceiro não me envolveu tanto e acabei abandonando, mas eu gostei bastante dos filmes na época que os vi, então acredito que também gostaria dos livros, só preciso dar uma nova chance às leituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina desistir no terceiro é básico kkkkkkkk não vou negar que só comecei a ler os livros porque vi os filmes então entendo perfeitamente!

      Excluir

Obrigado por visitar o blog! Espero que tenha gostado do post e que deixe um comentário com suas impressões sobre o texto.

Você tem um blog? Não esquece de deixar seu link para que eu possa visitar seu blog.

IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do blogueiro.