Título: Mais do Que Isso (More Than This) • Autor: Patrick Ness • Editora: Novo Conceito • Tradução: Ana Paula Doherty • Compre: Amazon

Eu adquiri esse livro por dois motivos, primeiro é um livro do Patrick Ness, o mesmo que escreveu Sete Minutos Depois da Meia-Noite, que me deixou completamente devastado e satisfeito com a leitura, e porque temos um protagonista gay eu eu não consigo ver um livro com personagem LGBT e não ter vontade de lê-lo.

Eu percebo que o Patrick cria histórias com o intuito de fazer a gente sentir, assim como aconteceu na leitura do primeiro livro dele, eu me vi imerso em uma piscina de sentimentos, a cada passagem da história me sentia triste, ou feliz quando algo dava certo, ansioso quando as coisas apertavam, um pouco desesperado quando achava que ia dar ruim. Amo livros assim que fazem eu me sentir totalmente envolvido e empático pelo protagonista.

Falei que um dos motivos da minha leitura era o fato do protagonista ser gay, mas, algo que me agradou profundamente na história foi o fato de que ser gay é apenas um dos muitos aspectos do Seth, adorei que o autor fez questão de trazer um protagonista gay, mas que a história não necessariamente gira em torno desse fato. O livro está mais focado em emoções como culpa, perdão, amor e amizade, para nos fazer pensar sobre tudo isso e sem dúvidas é feito com maestria pelo autor.

A escrita do Patrick é muito gostosa e fluida e sem dúvidas me envolveu na história por completo, mas foi um pouco difícil acompanhar/entender a parte de ficção científica da narrativa, de certa forma isso me instiga muito na leitura, mas ao mesmo tempo me incomodava que as respostas não chegavam ou chegavam e geravam ainda mais perguntas.

Toda a pegada de ficção científica deixou a história um pouco confusa e mal explicada, mas, tenho que dizer que isso não impediu de perceber a ideia ou lição que o livro quer transmitir ao leitor, com certeza essa é uma leitura que valeu muito a pena.
Um garoto se afoga, desesperado e sozinho em seus momentos finais. E morre. Então ele acorda. Nu, ferido e com muita sede, mas vivo. Como pode ser? Que lugar é este, tão estranho e deserto? Enquanto se esforça para compreender a lógica de seu pior pesadelo, o garoto ousa ter esperança. Poderia isto não ser o fim? Poderia haver mais desta vida, ou quem sabe da outra vida?

18 comentários:

  1. Olá, confesso que tenho muita dificuldade com gênero de leitura que a obra possui justamente pela confusão e o nó que isso causa no meu cérebro, entretanto adorei conhecer um pouco mais da leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho dificuldades com ficção cientifica, mas, sempre leio uma ou outra pra sair da zona de conforto.

      Excluir
  2. Eu gosto tanto desse autor e do trabalho dele além dos livros, que esse livro fluiu tão bem por aqui rs.
    Gostei da história, dos personagens e da mensagem

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh sim ele é tão maravilhoso né? também amei a história, personagens e principalmente a mensagem que ele transmite

      Excluir
  3. Adoro suas dicas e a forma como vc expõe sua opinião. Parabéns pela leitura e valeu pela dica.
    Que bom que apesar do ponto negativo encontrado os pontos positivos te fizeram continuar a leitura e no final valeu a pena. Beijos e ótimas futuras leituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!! Verdade, não da pra abandonar um livro só porque uma coisa incomodou quando ele pode trazer muitas outras que agradem, foi esse o caso.

      Excluir
  4. Oi Alisson.

    É tão bom quando o livro consegue fisgar o leitor com assuntos importantes como você mencionou na resenha. As emoções deve ficar a flor da pele. Até
    o momento não tinha interessado pelo livro, mas confesso que sua opinião despertou minha curiosidade. Dica anotada.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu entendo, eu conheço esse livro desde que a NC lançou mas demorei uma eternidade para me interessar e depois por ele!!

      Excluir
  5. O, Allisson!
    Não conhecia esse livro, mas já tinha ouvido falar do livro anterior do autor. É bom quando a leitura consegue nos conectar de certo modo com os personagens! Vou arriscar a leitura dele, pela sua perspectiva, ele é um daqueles livros indispensáveis!
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todo mundo já ouviu fala de Sete Minutos Depois da Meia Noite, até porque o livro foi adaptado em um filme muito lindo. Leia, espero que goste!!

      Excluir
  6. Nunca li nada do autor, mas se fosse para começar acredito que seria pelo outro título que você citou, já que ficção científica é um grande problema para mim (eu tenho muita dificuldade de entendê-las). Mas fico feliz que o livro tenha te agradado! Adoro quando há protagonistas LGBT sem colocá-los ali forçadamente ou com um motivo especial que ligue à causa, pois mostra que todos nós podemos e devemos ser protagonistas na Literatura, sem necessariamente termos que sofrer por causa de quem somos.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim o outro título dele também é maravilhoso e a melhor parte é que ele é bem curto, ainda que traga muita emoção na história. Sim eu também amo quando tratam o personagem LGBT como um pessoas como qualquer outra nas histórias.

      Excluir
  7. Oi Alisson!
    Achei muito interessante a proposta do autor em trazer reflexões sobre alguns temas abordados no livro, sua resenha ficou maravilhosa principalmente quando você comenta sobre alguns sentimentos envolvidos ao decorrer da leitura. Parabéns pela resenha, obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas, o Patrick sabe bem o que faz quando se trava de suas histórias!!

      Excluir
  8. Oiee , conheço o Patrick de Sete minutos depois da meia noite sabe. A profundidade da história. Mas não conhecia esse livro, não sabia a imensidão desse novo texto mas pude perceber pela sua resenha o quanto te tocoou.
    Parabéns pela indicação do livro. Eu amei conhecer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ele é mais conhecido por esse mesmo, principalmente porque o livro foi adaptado! Esse livro dele também é muito bom, espero que consiga lê-lo!!

      Excluir
  9. Nunca li nada do autor e sua resenha me deixou animada para conhecer a escrita do autor, só fiquei com receio de a ficção científica trazer uma confusão!!! Mas anotei a dica!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, recomendo que comece com o livro Sete Minutos Depois da Meia Noite, também do autor e também uma ótima leitura!!

      Excluir

Obrigado por visitar o blog! Espero que tenha gostado do post e que deixe um comentário com suas impressões sobre o texto.

Você tem um blog? Não esquece de deixar seu link para que eu possa visitar seu blog.

IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do blogueiro.