Título: Ruína e Ascensão  (Ruin and Rising) • Série: The Shadow and Bone Trilogy #3  • Autor: Leigh Bardugo • Editora: Gutenberg • Tradução: Eric Novelo • Compre: Amazon

Eu posterguei mais do que imaginei a leitura desse livro, principalmente tendo lido os dois primeiros no ano passado, não vou negar que estava num misto de medo e ansiedade pela leitura, porque parecia que ainda tinha tanto a explorar e acontecer e bom só tinha esse livro para resolver tudo. Bom, depois de muito protelar realizei a leitura.

Leigh é uma escritora incrível, a narrativa dela continua muito fluida, a história continua interessante e nesse terceiro livro desde o começo não há um momento sequer para respirar em alívio, tem sempre um novo desafio a enfrentar, uma missão a realizar e não vou negar que isso me agradou demais, isso sem contar em todas as revelações que tivemos nesse volume da trilogia, que fizeram as coisas ficarem ainda mais intensas e emocionantes. 

Foi muito interessante acompanhar todo o desenvolvimento de Alina durante a leitura da trilogia, ainda que sim ela tivesse suas inseguranças e dificuldades, ela foi uma protagonista forte, destemida e disposta a lutar por dias melhores para Ravka e as pessoas que ela amava. Eu não tenho como não exaltar Maly, ele foi muito além do namoradinho, abraçou  o papel de guerreiro da Conjuradora do Sol e estava disposto a tudo para ajudar Alina a derrotar o Darkling. 

Eu achei que esse foi o livro que eu mais me conectei com os personagens, diferente dos dois primeiros consegui observar melhor as personalidades dos personagens secundários e sentir conexão e empatia por eles, isso não aconteceu em nenhum dos dois primeiros livros eu sentia conexão com o núcleo principal, mas, não me importava muito com os secundários.

Outra coisa que eu amei nesse livro foi a ausência da ladainha Alina/Maly, isso me irritava um pouco nos dois primeiros livros, ainda que não fosse algo que tirasse o encanto da leitura era algo sem sentido a meu ver. Eu fiquei realmente satisfeito com a forma que a história acabou, foi de fato um final grandioso, mas, ainda assim fiquei com a leve sensação de que tudo se resolveu muito "fácil" e que ainda havia muito a ser explorado nessa história, mas temos mais livros nesse mesmo universo para ler e sem dúvidas vou querer conferir todos eles.

Leia Também:
A capital está em ruínas. O Darkling governa Ravka de seu trono de sombras. O destino da nação parece estar nas mãos de uma Conjuradora do Sol enfraquecida, de um rastreador sem forças e do que resta do que outrora foi um grande exército mágico.
Oculta nas profundezas de uma antiga rede de túneis e cavernas, Alina está fragilizada e deve se submeter à duvidosa proteção do Apparat e de fanáticos que a adoram como uma santa. No entanto, sua esperança está em outro lugar e seus planos exigem que ela recupere as forças para sair dali o mais rápido possível. Para isso, terá de forjar novas alianças e deixar de lado as velhas rivalidades como Maly para encontrar o último dos amplificadores de Morozova. Porém, quando começa a desvendar os segredos do Darkling, ela descobrirá um passado que vai alterar para sempre a sua compreensão do vínculo que eles compartilham. O pássaro de fogo é a única coisa que separa Ravka da destruição, mas ele pode custar à Alina o próprio futuro pelo qual ela sempre lutou.

7 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Confesso que não tenho muita vontade de ler essa série, pois não faz o meu estilo, mas para quem curte não tenho dúvidas de que é uma ótima leitura. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Oiii Alisson

    Eu também tive essa sensação de que tudo se resolveu rápido e que a trama poderia ter dado para mais, ainda assim, foi um bom final. Estou louca pra ler agora o spin-off do Nikolai, acho que vou gostar bastante porque ele foi meu personagem favorito.
    Nessa terceira parte eu lembro que me cansei com a Alina, não sei, do primeiro livro para o terceiro achei que ela ficou mais pedante, ela me cansou em alguns momentos pra ser sincera.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Oii!

    Eu ainda não li essa série, não sei se leria no momento, mas sempre vejo que há muitos comentários positivos para ela.
    Que bom que esse volume te agradou tanto assim, eu particularmente amo quando uma história é bem escrita e envolvente com varias ações pq eu não consigo largar a leitura.

    Gostei da sua resenha

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha, adorei. Confesso que quando pego resenhas de livros de séries costumo ter dificuldade de me conectar com o texto, mas o seu prendeu minha atenção e amei a forma como vc falou da leitura. Mesmo sem ter lido nenhum dos livros consegui ter uma noção do que esperar. Parabéns.
    Já li muitos elogios a série, quem sabe um dia me aventure nessas páginas!? Valeu pela dica!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Já tinha ouvido falar dessa série, mas não tinha lido nenhuma resenha, agora lendo a sua fiquei curiosa sobre o enredo e mais ainda de você comentar que esse terceiro é o melhor e que mais se conectou com os personagens. Parabéns pela resenha, dica anotada, abraços!

    ResponderExcluir
  6. Oi Alisson.

    Eu ainda não tive a chance de ler essa série, mas ela parece ser bem interessante. Pela sua opinião este livro contém uma história criativa e despertou minha curiosidade. Vou deixar anotada a dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Alisson!
    Ainda não li os livros dessa série, mas sempre que vejo alguém falando de algum dos livros, fico curiosa. Sua opinião me deixou ainda mais curiosa! :)

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o blog! Espero que tenha gostado do post e que deixe um comentário com suas impressões sobre o texto.

Você tem um blog? Não esquece de deixar seu link para que eu possa visitar seu blog.

IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do blogueiro.