Título: Mentiras Que Contamos (Arrête Avec Tes Mensonges) • Autor: Philippe Besson • Editora: Astral Cultural • Tradução: Débora Isidoro • Compre: Amazon

Tinha algum tempo que eu estava de olho nessa leitura, a premissa me pegou demais e finalmente decidi dar uma chance ao livro e realizar a leitura para conferir o que a história iria me entregar.

Essa é uma história consideravelmente curta, o livro tem menos de 200 páginas, entretanto ele entrega uma história completa, envolvente e marcante. A escrita de Besson é uma delícia, muito fluida e envolvente, me vi totalmente imerso na leitura e nos sentimentos do protagonista durante toda a leitura. O autor conta a história através de flashbacks, pessoalmente é um tipo de narrativa que gosto bastante. O Philippe faz diversas escolhas para a trama que me agradam muito exatamente por não seguir o que é esperado, ainda que nem sempre isso me faça feliz.

Philippe é um protagonista interessante, tanto porque é muito fácil de se identificar em muitos aspectos com ele, quanto por todas as questões, dificuldades e limitações que passa. Ele é claramente privilegiado, mas, carrega uma carga por isso, ele é inteligente e é possível ver muito do desenvolvimento dele na história.

Para mim Thomas foi o mais impactante da história, porque ele infelizmente é a descrição do que o preconceito pode gerar, além disso, ele demonstrava já ter aceitado o seu destino, destino esse que não seria tão brilhante quanto do de Philippe, mas, com o passar da história ele acaba nos surpreendendo com algumas atitudes e escolhas. 

Essa sem dúvidas foi uma leitura muito boa, eu não poderia ter escolhido um livro melhor como a primeira leitura do ano, os personagens são interessantes e de fácil identificação, me vi impactado diversas vezes pelos acontecimentos e direção da história e pessoalmente eu gosto de leituras que me tocam e me envolvem. 
Do saguão de um hotel no interior da França, Philippe se depara com um jovem que se assemelha muito ao seu primeiro amor. O inesperado encontro o leva de volta ao ano de 1984, quando viveu um romance escondido com o jovem e deslumbrante Thomas, durante o último ano do Ensino Médio. Sem nunca admitir nos corredores que se conhecem, eles se encontram em segredo, entregando-se a um caso apaixonante e que ambos sabem estar fadado ao fim assim que as aulas acabarem.

Nenhum comentário

Obrigado por visitar o blog! Espero que tenha gostado do post e que deixe um comentário com suas impressões sobre o texto.

Você tem um blog? Não esquece de deixar seu link para que eu possa visitar seu blog.

IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do blogueiro.