Título: Este Livro É Gay (This Book Is Gay)
Autor: James (Juno) Dawson
Editora: WMF Martins Fontes
Ano: 2015
Páginas: 274
Este livro é gay trata de uma questão muito importante e, às vezes, de difícil abordagem entre professores, pais e jovens: a sexualidade. Com um texto muito claro e ilustrações engraçadas, o livro lembra um manual. O autor convida os leitores a refletir, de maneira honesta e sem preconceitos, sobre os desejos sexuais de cada um, defendendo, acima de tudo, o respeito às escolhas.





Esse sem dúvidas era um dos livros que eu mais estava louco para ler, eu o conheci o Goodreads e logo procurei saber mais sobre ele e descobri que o livro fazia muito sucesso, ai resolvi perguntar ao autor, se o livro tinha pretensão de ser lançado aqui no Brasil e me espantei quando ele afirmou no mês que vem, pela WMF Martins Fontes!! Claro tudo isso aconteceu em 2015 e só agora consegui comprar o livro para ler e desvendar toda a fama dele.

Já começo dizendo essa não será uma das minhas resenhas padrão, pois esse livro não é um livro padrão, ele está mais para um manual. 

O livro aborda de forma clara e direta como é o mundo de uma pessoa LGBT desde seu momento de descoberta, aceitação, saída do armário, saúde, amor, família e mais um pouco. O livro foi gerado a partir de pesquisas com pessoas LGBT e sua vivencia com seus momentos em ser uma pessoa LGBT. Com a leitura fica muito claro o que é ser gay, lésbica, bi ou transsexual e que ainda há uma infinidade de outras identificações e aqueles não se identificam ou se definem, aborda ainda um tópico que sempre é problemático para LGBTs que são os esteriótipos, sem esquecer também da homofobia um dos muitos problemas enfrentados por esses.
Os homens gay não são INCRÍVEIS? São amigos muito leais e sempre bons para dar risadas. Também são os MELHORES parceiros para fazer compras e sempre estão a fim de dançar Beyoncé! Best friends 4EVA!

Sim, meu bem, e todos os ingleses tomam chá às cinco e Paris está cheia de mímicos usando boina.
Sinceramente eu adorei a leitura desse livro, ele foi bem melhor do que eu esperava e fui completamente surpreendido por que mesmo sendo uma pessoa LGBT havia tanta coisa que eu não sabia e encontrei nesse livro, também tiveram algumas que acabei por confirmar. Dei ótimas risadas porque o autor sobre conduzir bem a escrita, não fazendo do livro enfadonho e cansativo, mas divertido e interessante e claro as tirinhas ajudam muito mesmo, porém quando o livro tinha que ser sério ele é conciso e direto.

Amei também todas as referências a cultura pop que é possível encontrar no livro, bom pelos menos as parte que a maioria dos gays amam né? Essa é um leitura recomendada para quem está no armário, quem está querendo sair dele, para assumidos, para pais ou amigos, não importa a leitura é recomendada por que é possível conhecer e desmistificar muita coisas sobre a comunidade LGBTs.
Lembre-se da grande sacerdotisa Gaga com seu "Born This Way" [Nasci Assim]. Sua sexualidade ou gênero é tão natural quanto a cor dos seus olhos, e você nunca deveria se envergonhar disso.
Um fato muito interessante sobre o livro é que inicialmente ele foi escrito pelo James Dawson que se identificava com homem gay, mas hoje se identifica como uma mulher transsexual e está passando pela transição e agora atende pelo nome de Juno Dawson, chega a ser de certa forma irônico e interessante encontrar num livro o que está se assando pelo autor(a) do mesmo.


Apenas uma coisa me aborreceu, o material usado para a fabricação do livro, para mim deixou muito a desejar, a capa do livro não tem orelha e o material da mesma amassa com facilidade (sim a capa do meu está toda amassada), quanto ao tipo de folha usada para fazer os livros nem sei identificar que tipo é, parece até papel de jornal, não que isso atrapalhe a leitura, eu apenas não gostei. Mas acebei relevando tudo isso já que a editora teve a audácia de trazer um livro tão "polemico" para o Brasil.

Este Livro É Gay foi sem nenhuma duvida uma ótima leitura, pois me identifiquei, corrigi ideias e aprendi novas coisas, como já disse o livro é uma ótima pedida para que se possa saber um pouco mais sobre as pessoas LGBT. Sinceramente não haveria capa melhor para esse livro ela é simplesmente belíssima e claro cheia de representação, não encontrei nenhum problema com a revisão, a diagramação do livro é ótima e destaque para as tirinhas presentes no livro e a fonte garante uma ótima leitura.

8 comentários:

  1. Oi Alisson
    Realmente, por sua resenha pude perceber que esse livro parece ter uma interação maravilhosa, e com um conteúdo muito bem desenvolvido. Não conhecia o título, e acho que deve ser bem explorado por todos, além de haver uma divulgação enorme sobre ele, devido sua importância. A editora sempre lançando obras que se destacam no mercado editorial.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!!
      Sim o livro é muito bom! Sim impossível não amar a editora por trazer esse livro pro Brasil!!

      Xo

      Excluir
  2. Oiii, tudo bem?
    Pude perceber durante a resenha o quanto gostou de ler este livro.Eu realmente adoraria ter a oportunidade de realizar a leitura dessa obra, é bem diferente do que costumo ler e posso dizer que realmente me chamou muita atenção.Leria com toda certeza.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana!!
      Eu amei o livro, olha se tiver oportunidade leia mesmo pois o livro é maravilhoso e esclarecedor.

      Xo

      Excluir
  3. Oii!!!! Como educador me interessei muito pela sinopse desse livro. Esse é um enredo importante é toda e,qualquer informação LGBT vem acrescentar em qualquer círculo social. Adorei a apresentação da obra e sua resenha apenas instiga a curiosidade de conhecer esse universo tão colorido. Beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade quanto mais se sabe sobre a comunidade LGBT menos míticos eles se tornam e se torna mais fácil vê-los como pessoas ditas como "normais". Pois espero que leia assim que possível!

      XO

      Excluir
  4. Ai meu deus Alisson, que livro lindo <3
    Tem um bocado de identificações e nomenclaturas que tenho curiosidade de aprender e saber diferenciar, que bom que o livro aborda isso!
    Tem tirinhas, referências à cultura pop e ainda é engraçado? Tô dentro, já vou comprar o meu!
    E essa autora maravilhosa? Legal saber esse tipo de curiosidade sobre a vida dela.
    Sei que material é esse, é tipo papel de Bíblia né? Ou dos livros gringos, eles usam um papel bem fraquinho.
    Adorei sua resenha Alisson, com certeza vou comprar o livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliane!
      Fico realmente muito feliz por sua animação quanto ao livro, espero mesmo que você compre o livro e que leia, sim a Juno é um exemplo maravilhosos né? Ai que bom que gostou ♥ espero que goste da leitura tanto quanto eu!

      Xo

      Excluir

Obrigado por visitar o blog! Espero que tenha gostado do post e que deixe um comentário com suas impressões sobre o texto.

Você tem um blog? Não esquece de deixar seu link para que eu possa visitar seu blog.

IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do blogueiro.