Hey Pessoas tudo certo? Hoje trago mais um post sobre o Clube do Livro que aconteceu aqui em minha cidade, o encontro aconteceu dia 1 de Julho com temática de LGBTI+ Lit. O evento foi organizado por mim,  pela Faby do Adoro Romances de Aracaju e por Grazy do blog Cantar em Verso.



O clube do livro também estava homenageando do dia do Orgulho LGBT, então iniciei o evento falando um pouco sobre como o dia 28 de junho se tornou o dia de celebração do Orgulho LGBT. Logo depois dei o significado de cada cor presente na bandeira LGBT, não, não são cores escolhidas do nada, cada uma possui seu significado.


Então passei a falar sobre o que é literatura LGBTI e um pouco de sua história. Falei também sobre o Stonewall Book Award, que é um dos mais importantes prêmios literário para livros LGBTs dos EUA. Então começou o que todo mundo esperava, começamos a falar sobre os livros.


Iniciei falando sobre os livros Este Livro É Gay e Um Livro Para Ser Entendido, que são ótimos manuais LGBTI para quem quer tirar aquela dúvida sobre o que é ser um LGBTI, ou quer aprender um pouco mais sobre a sexualidade, recomendo para todo mundo. Passei a falar sobre os livros 1+1 A Matemática do Amor e Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, ambos tratando sobre uma amizade que se torna algo mais.


Grazy começou a falar sobre séries/filmes adaptados ou não com protagonistas LGBTIs ou que fossem personagens de destaque na série, citando O Retrato de Doryan Gray, Shadowhunters, Queer as Folk, Looking, Sense8 e Orange Is The New Black, entre muitas outras.


Voltei a tratar sobre os livros, comentando o livro A Arte de Ser Normal que traz uma trama sobre um protagonista transexual e em seguida sobre Simon Vs. A Agenda Homo Sapiens, um garoto gay que não entende a necessidade sair do armário, já que isso é apenas um traço da personalidade dele. Então falei sobre o livro Apenas Um Garoto, que em sua trama traz um garoto que não suporta mais o rotulo de "garoto gay" e toma uma decisão para fugir de tal rotulo. Continuei desse vez contando um pouco da história do livro George, que traz uma protagonista transexual, seus medos e descobertas,
 

 
Fabiana falou sobre o livro Will  & Will, que aborda o cotidiano de dois garotos com o mesmo nome, um gay e outro hétero. Eu dei continuidade falando sobre Menino de Ouro, o livro discute sobre os acontecimentos na vida de Max que é intersexual depois que um acontecimento desestabilizador. Para fechar terminei falando sobre dois livros do David Levithan, Dois Garotos se Beijando, que possui vários protagonistas algumas histórias se cruzando, outras triste e outras nem tanto, um dos livros mais fortes sobre o gênero que o autor já lançou; e À Primeira Vista, trazendo dois protagonista vivendo a semana do Orgulho LGBT em São Francisco.


Pessoalmente esse era um tema que queria a muito tempo trazer para o Clube do Livro, primeiro porque claramente eu O adoro e segundo porque acredito que ele deve ser exposto e transmitido o máximo possível, então eu dei a ideia do tema e as meninas toparam e eu fui muito feliz com a realização do evento.



Agradecemos a todos que marcaram presença e claro ao pessoal da livraria Escariz por nos ceder o espaço para que o nosso evento pudesse acontecer e a editora Arqueiro e Faro Editorial pelos brindes liberados para sorteio! Próximo evento do Clube do Livro será #LivrosAdaptados

Um comentário:

  1. Fiquei bem feliz por você ter conseguido realizar o evento. Você já tinha comentado antes que gostaria de fazer ele. E fez!

    Eu ainda consegui ver de pertinho esse evento. =)

    Que venham os próximos!


    Xeru!

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o blog! Espero que tenha gostado do post e que deixe um comentário com suas impressões sobre o texto.

Você tem um blog? Não esquece de deixar seu link para que eu possa visitar seu blog.

IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do blogueiro.