Título: Dumplin' (Dumplin')
Série: Dumplin' #1
Autor: Julie Murphy 
Editora: Valentina
Ano: 2017
Páginas: 336
Gorda assumida, Willowdean Dickson (apelidada de Dumplin’ pela mãe, uma ex-miss) convive bem com o próprio corpo. Na companhia da melhor amiga, Ellen, uma beldade tipicamente americana, as coisas sempre deram certo... até Will arrumar um emprego numa lanchonete de fast-food. Lá, ela conhece Bo, o Garoto da Escola Particular... e ele é tudo de bom. Will não fica surpresa quando se sente atraída por Bo. Mas leva um tremendo susto quando descobre que a atração é recíproca. Ao contrário do que se imaginava – a relação com Bo aumentaria ainda mais a sua autoestima –, Will começa a duvidar de si mesma e temer a reação dos colegas da escola. É então que decide recuperar a autoconfiança fazendo a coisa mais surreal que consegue imaginar: inscreve-se no Concurso Miss Jovem Flor do Texas – junto com três amigas totalmente fora do padrão –, para mostrar ao mundo que merece pisar naquele palco tanto quanto qualquer magricela.

Fazia algum tempo que estava paquerando esse livro, na verdade logo quando ele foi lançado lá fora me interessei por ele, principalmente por ele ter uma importante mensagem a transmitir, quanto pela protagonista que é uma raridade encontrar em livros, fiquei muito feliz quando a Valentina anunciou que lançaria o livro aqui na Brasil.

Ser gorda sempre foi uma realidade para Willowdean, na verdade ela se sente completamente realizada e orgulhosa com seu corpo, ainda que sua mãe, nunca desista de tentar fazê-la emagrecer direta e indiretamente, mas Will simplesmente ignora a mãe, pois, ela não vê sentido nenhum em modificar nada em seu corpo apenas para se encaixar nos padrões da sociedade. O apoio que ela não tem em casa, ela encontra em sua amiga Ellen, Lucy a tia de Will e a sra. Dryver a mãe de Ellen sempre foram muito amigas e além disso muito fãs de Dolly Parton, e foi numa tarde em que as duas amigas se encontraram para ouvir Dolly que Will e El se conheceram e que a amizade entre as duas surgiu e ela se tornaram inseparáveis.
As melhores coisas que aconteceram na minha vida começaram com uma música da Dolly Parton. Até mesmo a minha amizade com Ellen Dryver.
A canção que nos uniu foi "Dumb Blonde", do álbum  de estreia, Hello, I'm Dolly, de 1967
Ellen implorou que Will trabalhasse com ela numa loja no shopping, porém, Willowdean não achou interessante trabalhar num local em que ela nunca encontrou uma roupa com o numero dela, então ela resolveu trabalhar num restaurante, o que ela não esperava era ter que trabalhar com o garoto mais lindo que ela tinha visto em sua vida, Will criou várias e várias fantasia sobre ela e Bo, mas o que ela jamais esperou que acontecesse aconteceu, Bo também está a fim dela.

Will e Bo engatam um romance, entretanto, o romance não faz a autoconfiança dela crescer, pelo contrario ela começa da ver problemas em seu corpo, a se sentir desconfortável em seu corpo, logo ela que sempre foi tão autoconfiante, que sempre esteve tão bem com seu corpo, logo Willowdean se vê perdida, sobre quem ela é. Numa noite enquanto ela mexia nas gavetas de sua tia encontrou um formulário do concurso de beleza da cidade, e tomou a decisão de participar do concurso, assim, se desafiando a encontrar novamente sua autoconfiança, mostrando que ser gorda não é motivo de vergonha.
— Espera. — Seus dedos roçam meu cotovelo, e eu prendo a respiração. — A noite passada. Gostei muito da sua companhia.
— Tá. Quer dizer, também gostei da sua. — E estendo a mão para a maçaneta.
— Willowdean. — A voz de Bo me assusta. Ele está tão perto que dá para sentir o cheiro da pele, encharcada de suor.
Chego a entreabrir os lábios para responder, mas ele se inclina para mim, hesita por um segundo e me deixa sem palavras quando mergulha sua boca na minha.
Sendo sincero, eu comecei o livro amando toda a história, o livro estava cumprindo tudo que foi prometido, entretanto, em certo momento do livro a Willowdean, me fez ter tanta raiva dela, porque ela passou a se contradizer e agir completamente ao contrario de todas as suas ideologias, mas quem nunca ficou com raiva de um personagem de livro não é? O que realmente importa é que no final eu senti que ela se redimiu pois, que é que não tem suas inseguranças não é? O Bo é aquele personagem que  a gente ama no exato momento em que a gente conhece, ele é atencioso, mas também tem seus problemas, o engraçado é que os problemas dele o tornam ainda mais atraente ao leitor.

Dumplin' é sem dúvidas um livro a se aplaudir, Julie Murphy, ainda que com seus pequenos problemas soube trabalhar muito bem a história, com uma protagonista, forte, engraçada e humana, e é isso foi o que mais agradou e tornou o livro tão bom, além claro de toda a mensagem que o livro transmite o tabu de ser gordo e de falar sobre gordos. O livro também traz mensagens importantes como o desenvolvimento do amor próprio e aceitação, as dificuldades na vida social de uma pessoa gorda, principalmente na escola onde são alvos de Bullying, em relacionamentos e todos os sentimentos e dúvidas que esse pode trazer, as amizades que nascem, as que crescem e as que se desfazem, mas, dentre todas as temáticas abordadas pelo livro a mais impactante é o relacionamento familiar, que pode sempre vir a se tornar um fator decisivo no desenvolvimento da autoestima de uma pessoa, não apenas de pessoas gordas, mas de qualquer tipo de pessoa.

Dumplin' foi uma boa leitura, não somente por sua qualidade e eficácia em transmitir um mensagem de força, mas, também por ser um livro divertido, ainda que tenha pequenos problemas num todo o livro não me decepcionou. A capa do livro é maravilhosa com um toque aveludado, com alto-relevo no título e com detalhes envernizados, Não encontrei nenhum problema de revisão, a diagramação do livro é boa e a fonte tem ótimo tamanho para leitura.

Classificando:

Nenhum comentário

Obrigado por visitar o blog! Espero que tenha gostado do post e que deixe um comentário com suas impressões sobre o texto.

Você tem um blog? Não esquece de deixar seu link para que eu possa visitar seu blog.

IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do blogueiro.