Título: A Palavra Que Resta • Autor: Stênio Gardel • Editora: Companhia Das Letras • Compre: Amazon

Eu estava ansioso demais pela leitura desse livro, quando li a sinopse do mesmo eu logo fiquei interessado por sua premissa que prometia entregar uma história intensa e dolorida. Não perdi tempo ao receber o livro, corri para conferir a história.

Ainda não conhecia a escrita do Stênio Gardel, mas eu gostei gostei bastante de sua escrita a história é muito fluída, eu fui lendo e simplesmente nem vi o tempo passar, inicialmente tive um pouco de estranhamento com a forma que ele escreve partes do livro, em alguns momentos os diálogos são sequenciais, então, não há uso de travessão ou aspas para indicar a mudança de fala entre os personagens, mas, depois de um tempo de leitura eu me acostumei e isso não me incomodou mais. O livro é narrado entre o presente de Raimundo e flashes de suas lembranças do passado.

Eu gostei bastante de Raimundo, ele é um personagem com muitos altos e baixos, ao mesmo tempo em que queria abraçar ele por tudo o que ele passa, também queria dar uns sacodes nele por atitudes péssimas  que ele toma, mas isso só mostra que ninguém consegue ser 100% bom ou ruim. Mas se tem uma pessoa que não posso deixar de falar é Suzzanný, ainda que ela faça breves aparições durante todo o livro, sem dúvidas ela é uma personagem importante para a história, além de ser um cristal dilapidado, debochada que não leva desaforo para casa, como não amar uma personagem assim?

Eu realmente gostei da leitura desse livro, acompanhar a jornada de crescimento e autoconhecimento do protagonista foi muito interessante para mim, mas, ainda que tenha adorado a leitura eu preciso ressaltar que esse pode ser um livro pesado para quem é sensível a homofobia, transfobia, luto e violência física e psicológica. O que me fez gostar tanto do livro é que mesmo sendo tão dolorido ele é um retrato muito verdadeiro do que muitos homens ainda vivem hoje.
Aos 71 anos, Raimundo decide aprender a ler e a escrever. Nascido e criado na roça, não foi à escola, pois cedo precisou ajudar o pai na lida diária. Mas há muito deixou a família e a vida no sertão para trás. Desse tempo, Raimundo guarda apenas a carta que recebeu de Cícero, há mais de cinquenta anos, quando o amor escondido entre os dois foi descoberto. Cícero partiu sem deixar pistas, a não ser aquela carta que Raimundo não sabe ler – ao menos até agora. Com uma narrativa sensível e magnética, o escritor cearense Stênio Gardel nos leva pelo passado de Raimundo, permeado de conflitos familiares e da dor do ocultamento de sua sexualidade, mas também das novas relações que estabeleceu depois de fugir de casa e cair na estrada, ressignificando seu destino mais de uma vez.

12 comentários:

  1. Amo acompanhar o crescimento e amadurecimento dos personagens, fiquei curiosa nessa história, ainda não conhecia e sua resenha me deixou com vontade de ler, já adicionei na minha lista! Obrigada pela indicação :)

    http://www.meblog.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Eu também adoro ter um desenvolvimento bem visivel real do personagem, nesso livro tem isso!!

      Beijos
      Obrigado pela visita!

      Excluir
  2. Oi, tudo bem:
    Eu já tinha visto a sinopse desse livro, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele. Que bom que você gostou tanto da escrita do autor e que foi possível acompanhar o amadurecimento dos personagens ao longo do livro. Confesso que a premissa da história não me atraiu muito, mas quem sabe futuramente né?
    Amei a resenha e ver o quanto você aproveitou a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Malu, é assim mesmo, nem tudo vai atrair a gente né? Mas como tu mesma disse quem sabe um dia?!

      Beijos
      Obrigado pela visita!

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Que interessante a dica, pois não conhecia o livro. Realmente ele traz bastante temáticas pesadas, mas acho que a forma como trabalhará fará total diferença. Fiquei curiosa acerca, ainda mais por saber que gostou. Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie o livro é muito bom, mas, traz temas pesados demais, nemm todo mundo vai de fato lidar bem com eles!!

      Beijos
      Obrigado pela visita!

      Excluir
  4. Olá,
    Já li um livro com diálogos misturados com a narração e a primeira vez sempre é estranho mesmo, porém acho que hoje em dia acho mais fácil acompanhar a leitura. O livro parece bem pesado como gosto de drama confesso que me interessei em ler, ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com o tempo me acostumei com a leitura e foi fácil acompanhar, espero que leia em algumm momento!!

      Beijos
      Obrigado pela visita!

      Excluir
  5. Oi!
    Não sei se seria um livro que leria, gosto de acompanhar o amadurecimento dos personagens e vê-los se autodescobrindo, mas os gatilhos de violência me deixaram um pé atrás, porque realmente não me faz tão bem. Mas que bom que foi uma leitura boa! 🥰

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É totalmente compreensível e por isso mesmo fiz questão de deixar avisado que existia esse contúdo no livro!!

      Beijos
      Obrigado pela visita!

      Excluir
  6. eu to bem na vibe de obras assim. com uma escrita que tras pro leitor essa sensação de reflexão, esses insights.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha! Espero que tenha conseguido ler o livro ou que o leia em algum momento

      Beijos
      Obrigado pela visita!

      Excluir

Obrigado por visitar o blog! Espero que tenha gostado do post e que deixe um comentário com suas impressões sobre o texto.

Você tem um blog? Não esquece de deixar seu link para que eu possa visitar seu blog.

IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do blogueiro.