Título: Eu Estive Aqui (I Was Here)
Autor: Gayle Forman
Editora: Arqueiro
Ano: 2015
Páginas: 240
Livro cedido pela editora para leitura.
Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo... Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal?
A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos.
Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida.
Me lembro do burburinho quando a Gayle lançou esse livro, e fiquei bem feliz quando a Arqueiro disse em suas redes sociais que eles tinham comprado os direitos do livro. Então o dia do lançamento chegou e claro eu nem pensei, afinal é um livro da Gayle Forman, corri para solicitar o livro e poder resenhar aqui pro blog.

Seria um dia como qualquer outro se ao acordar, Cody não tivesse recebido aquele e-mail, que trazia noticias tão chocantes e horríveis de sua melhor amiga Meg. Ela informava que tinha tirado a própria vida. Meg e Cody eram amigas desde o jardim de infância e essa perda impactou muito Cody, ela não conseguia entender porque a amiga tinha feito aquilo e de certa maneira se culpava por não ter sido melhor ou estado mais presente, já que Meg havia se mudado para estudar.
Sinto informar que precisei dar fim à minha própria vida. Estou adiando esta decisão há muito tempo, e ela é minha e de mais ninguém. Sei disso que isso lhe causará sofrimento, e lamento que seja assim mas saiba que eu precisava acabar com minha dor. Não tem nada haver com você, mas tudo a ver comigo. Não é culpa sua.
Meg
Numa visita a casa dos pais de Meg, Cody atende a um pedido deles, ela iria ao alojamento em que a amiga vivia para recolher os pertences dela que ficaram lá. Meg chega ao alojamento e ao entrar no quarto vê que não terá muito trabalho, já que tudo está arrumado, Meg se organizou até os últimos detalhes. Em meio as coisas Cody encontra o notebook da amiga e vai dar uma bisbilhotada e la encontra e-mails que sua amiga trocou com um Ben MaCallister e resolve confrontá-lo achando que ele tem culpa pela morte de sua amiga.

Porém Ben se prova de certa forma inocente por mais que ele se sentisse um pouco culpado. Mas Meg encontra um arquivo encriptografado na lixeira do computador de Meg e com a ajuda de Harry ela descobre que a amiga pode ter tido outras influências para ter tomado tal decisão e com isso ela decide sair na busca da pessoa que ajudou sua amiga a desistir de sua vida.
Faço um meneio de cabeça, como se tivesse entendido.
Ele clica no arquivo protegido.
—  Ela provavelmente queria apagar isto também, mas por algum motivo a encriptação foi corrompida e isso evitou que o computador deletasse o arquivo.
Sinceramente, não consegui fazer conexão com Cody, achei ela muito chata, ela consegue ser autodepreciativa e ao mesmo tempo conseguir se achar superior ao outros e isso me aborreceu bastante, não nego que houve certa melhorar com o passar da história, mas não foi o bastante fora que ela tomava muita decisão errada e muitas vezes de forma irresponsável.

Ben em certo ponto é um alivio para o livro e em outros nem tanto, ele na verdade é um personagem neutro, ainda que ele tenha pouco tempo no livro, para mim ele conseguiu ser mais interessante e verdadeiro do que a Cody, mas também tem seus momentos que tive vontade de dar na cara dele.
— Pode dormir aqui. Eu durmo no sofá.
— Não precisa. Eu fico bem no sofá.
— É mais confortável aqui. E silencioso.
Eu faço careta.
— Desculpe, Ben, mas os seus lençóis devem ter o DNA de metade da população feminina de Seattle.
— Também não é assim Cody.
— Sério? — pergunto, sarcástica.
— Clem foi há um... Ah, esqueça. Vou trocar os lençóis para você.
— Eu durmo no sofá sem problemas.
— Cody já falei que vou trocar os malditos lençóis.
O livro ainda traz alguns personagens que também não consegui me identificar como Sue e Joe os pais de Mag e Tricia a mãe de Cody, para não dizer que não simpatizei com nenhum personagem gostei de Alice colega do alojamento de Meg e de Scottie irmão mais novo de Meg.

Gente a única palavra que tenho para esse livro é decepção, não esperava que ele fosse ser maravilhoso, mas esperava que ao menos fosse bom, afinal era Gayle Forman, mas não foi isso que aconteceu. Para começar não gostei da forma como a autora abordou a temática, ficou tudo muito aberto, para mim não houve uma boa resposta. Não consegui ver sentido na busca desenfreada de Cody por um motivo para que a amiga tivesse tomado a decisão que tomou, a forma que ela se arriscou, para no final tudo não passar de tempo perdido. Outra coisa que não desceu foi o romance presente no livro, achei tão sem sintonia, tão falso.

Eu Estive Aqui não foi uma das minhas melhores leituras do ano, foram poucos os momentos que senti algum gosto pela leitura, mas claro, leitores pesam e sentem de formas diferentes, o livro não funcionou para mim, mas talvez funcione para você. Bom uma coisa inegável é que a capa é simplesmente linda, a diagramação é boa, não encontrei nenhum erro de revisão e a fonte tem um tamanho agradável para leitura.

Classificando:


25 comentários:

  1. Olá!!!
    Nossa, é uma pena você não ter gostado tanto do livro, a minha irmã leu e amou, haha
    Enfim, foi legal você destacar certos pontos da leituras em sua resenha, com certeza irei ler para formular minha própria opinião a respeito haha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!!
      Então né? Esperava gostar do livro, mas não deu =/ mas fico feliz que sua irmã tenha gostado, mostrando que o que eu disse é verdade, alguns vão gostar e outros não rsrs!

      Xo

      Excluir
  2. Poxa, que pena! Qnd um livro é decepcionante pra gente é triste, né?
    Bom, desde que lançou, eu quero ler! Gosto da autora e gostei da sinopse. Mas tenho lido algumas críticas a ele sim, inclusive que poderia passar mais emoção devido ao tema, enfim. Ainda continuo querendo ler pra poder dar a minha opinião tb rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Crika é muito triste! Também adoro a autora e não vou desistir dos livros dela por causa desse que não foi muito bom!! Leia e espero que goste!!

      Xo

      Excluir
  3. Ooi! Também tenho uma quedinha pela Gayle e olha que apens dois livros dela :(
    Por algum motivo esse nunca me chamou muito a atenção e eu acho que é por causa da capa; que alias eu acho que os responsáveis (tanto no Brasil quanto fora) deveriam para de fazer capas com as colagens... já deu.
    Bom, a trama desse livro me lembrou A Playlist de Hayden, com toda essa coisa de suicídio e etc. Sinceramente não me atrai muito, então mesmo sendo Gayle vou deixar a leitura desse livro de lado por um bom tempo. Ainda mais com você dizendo que não curtiu taaanto assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Sil!!
      Gayle é muito boa, mas não foi dessa vez rsrs. Também já cansei de livros com capa de colagem!! Olha a Playlist de Hayden é infinitamente melhor!!

      Xo

      Excluir
  4. Oieee, tudo bom?
    Eu ainda não li nenhum livro da autora, mas pretendo ler assim que for possivel, você não foi o único que não gostou muito desse livro, vi outras resenhas negativas também, devo dizer que esse livro não me interessou muito como Se eu ficar, mas quem sabe eu dê uma chance a ele.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Camila!! Pois leia sim!! Comece com Se Eu Ficar é bem difícil você não gostar! Uma pena né? Pelo menos não fui unanime!!

      Xo

      Excluir
  5. Nunca li nada da autora e sinceramente não me interessei por Se eu ficar. Depois de ler uma resenha desse livro fiquei até um pouco interessada, pois nem imaginava sobre o que o livro fala.Como o livro demonstra sobre como achamos conhecer uma pessoa muito próxima de nós e que na verdade não conhecemos nada, fiquei achando que seria bom. Com sua resenha não vou ler, já não estou querendo ler Se eu ficar, agora que não leio esse outro livro da autora.

    ResponderExcluir
  6. Olha, minha primeira experiência com a Gayle não foi nada interessante. Li Se Eu Ficar e simplesmente não consegui me conectar ao livro em momento nenhum, principalmente por conta da protagonista. Com esse foi um pouco melhor, mas concordo completamente contigo com relação à protagonista, achei-a decepcionante. Mas adorei o Ben, e também a presença dos gatinhos, eles são fofos demais!

    ResponderExcluir
  7. Hello!
    Nossa, que decepção mesmo hein?
    Ja ouvi falar mto mal dos outros livros pra falar a verdade, falaram q a estória sempre sao bem arrastadas.
    Mas esse livro eu vi o lançamento e queria mtooo ler, achei interessante ela buscar entender a amiga q morreu, pelo menos na sinopse parecia q era bacana. Infelizmente nem todo livro a gente gosta ne?
    Bom, apesar dos pontos ruins, um diaaaa lerei! Hehehe

    ResponderExcluir
  8. Oi Alisson! Tudo bem? Nossa fiquei um tempo sem te visitar e nossa que coisa linda! Seu cantinho está lindão =D

    Sobre o livro, li apenas Se eu ficar da Gayle e não curti, preciso tirar esta má impressão com Para Onde ela foi e dai sim me render para este novo lançamento! Espero gostar ^^

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  9. Eu já não tava querendo ler esse livro ai eu leio sua resenha e me convenci de vez que foi uma boa ideia, eu sentia que faltava algo nessa leitura e já muita gente dizendo que a escritora é boa mas até agora não me convenci e passo leitura adiante. Foi uma pena você ter lido todo o livro e não ter gostado quando isso acontece comigo tenho a impressão de que perdi tempo.

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca li um livro da Gayle,e pra ser sincera, se eu não tivesse lido sua resenha acharia que esse livro era alguma continuação de "if i stay". A capa é um pouco sedutora,mas não me interessei pela história, talvez daria uma chance para ver se gosto,não sei.

    ResponderExcluir
  11. Nunca senti muito interesse pelos livros da Gayle. Pra ser bem sincera, prefiro esperar e ver os filmes. Tenho lido resenhas bem divergentes sobre esse livro e a sua me fez ver que vou demorar um pouco até dar uma chance aos livros da autora. Um beijo!

    ResponderExcluir
  12. Oie.

    Estou com esse livro aqui para leitura. Como já li 4 livros da Gayle sei que ela não vai me impressionar nessa leitura, mas espero que consiga me conectar mais com a protagonista que você. >.< Uma pena não ter lhe agradado.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. É uma pena que não tenha gostado muito do livro, eu acho que tambem não irei, não li nada da autora e por enquanto não pretendo ler, tambem não gostei dessa capa

    ResponderExcluir
  14. Não gostei de outros livros dessa autora.. mas pretendo dar uma nova chance a mesma...
    O livro aborda um tema interessante e que sempre chama a minha atenção...
    Uma pena você não ter gostado.. mas livros são assim mesmo... espero gostar da leitura..

    ResponderExcluir
  15. Sério Ali? Nossa eu estava tão animada para ler este. Eu nunca li nada da Gayle e este era o único que tinha me chamado atenção, mas não sei se vou ler agora..
    Mas cá entre nós, a capa é linda né? Bem característico as capas da Gayle. Bem lindas.
    Beijos!
    umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Já tinha lido algumas resenhas sobre esse livro, e você não gostou justamente dos pontos negativos de são destacados nas outras resenhas, jdaijdiaj. Se várias pessoas estão falando, então, acho que não vou gostar tanto.
    Eu não sei... eu tô com 'Se eu ficar' pra ler aqui, nunca li nada da Gayle. Vou ler o que tenho aqui e, algum dia, leio esse aí, claro, sem tanta expectativa.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo9/8/15

    Eiita que agora fiquei com um pé atrás. Esse livro está na minha listinha, pois adoro a Gayle Forman, e estou esperando por uma história muito boa. Com certeza vou começar a ler com minhas expectativas baixas, para não ter tanta decepção.

    Blog | Paixonites Literárias Xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Natii!!
      Não se preocupa muito!! Eu já vi muita resenha falando bem do livro, eu quem não consegui me conectar com ele, é como disse muitas pessoas vão gostar, mas eu não rsrs!!

      Xo

      Excluir
  18. Poxa, que pena, Ali! Pela divulgação e críticas que vi, pensei que o livro fosse bom, daqueles que te dão uma emoção intensa, pena que não foi assim. Li apenas um livro da Forman, Se Eu Ficar, gostei bastante, mas desisti de ler outros livros dela, mas quando foi anunciado esse, fiquei curiosa, pois gosto desse ar de mistério, mas pelo visto o enredo em si pecou em muitas partes, uma pena mesmo.

    Beijos.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  19. Gosto muito desse livro ele é bem triste e concerteza ele é um dos melhores que eu ja li junto com Para todos os garotos que eu ja amei e P.S.: ainda amo vc

    ResponderExcluir
  20. Gosto muito desse livro ele é bem triste e concerteza ele é um dos melhores que eu ja li junto com Para todos os garotos que eu ja amei e P.S.: ainda amo vc

    ResponderExcluir

Obrigado por visitar o blog! Espero que tenha gostado do post e que deixe um comentário com suas impressões sobre o texto.

Você tem um blog? Não esquece de deixar seu link para que eu possa visitar seu blog.

IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do blogueiro.