Título: Em Chamas (Catching Fire)
Série: The Hunger Games #2
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Ano: 2011
Páginas: 416
Já Resenhei: Jogos Vorazes (The Hunger Games #1)
Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado.
A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.
E os filmes da série Jogos Vorazes chegaram ao fim, ai chegou a hora de dar continuidade a leitura dos livros, que a muito eu deveria ter terminado mas fiquei só enrolando e enrolando, mas tomei coragem e comecei a ler em 2015 e terminei em 2016!!

Katniss e Peeta voltaram para casa depois de terem vencido a última edição dos Jogos Vorazes, ela tenta voltar a ter uma vida normal, mas nada volta a ser como era antes, os jogos tiram a paz de Katniss e ela sabe que nunca se verá livre pois um dia ela será tutora de algum tributo e ela sabe disso e ainda há toda a situação com Peeta, situação essa que a levou a ignorá-lo por completo enquanto não está enfrente as câmeras.
Se pudesse escolher, tentaria esquecer por completo os Jogos Vorazes. Jamais falaria nele. Fingiria que não eram nada além de um sonho ruim. Mas a Turnê da Vitória torna isso impossível.
Mas quando ela recebe a visita do Presidente Snow em sua casa ela percebe que as coisas estão piores do que ela imaginava, Snow deixa bem claro que a atitude dela nos últimos jogos está gerando levantes em outros distritos, e que a mesma deveria dar um jeito na situação demonstrando sua felicidade ao lado de Peeta durante a turnê da vitória, a partir desse momento as coisas começam a complicar no distrito 12 e a vida da população muda completamente quando um novo chefe dos pacificadores chega e começa a tornar a vida de todos ainda mais miseráveis.
— Estou com um problema, senhorita Everdeen — diz o presidente Snow. — Um problema que começou no momento em que você pegou aquelas amoras envenenadas na arena.
Passado algum tempo após a turnê da vitória, Katniss está em casa para ver a exibição televisiva da escolha de seu vestido de casamento, mas o que ela não esperava é que logo após o presidente Snow fosse anunciar os Jogos Vorazes do Massacre Quaternário e que nesse aniversário, os antigos tributos seriam ser escolhidos a partir do rol dos vitoriosos e isso significava que Katniss participaria novamente dos Jogos Vorazes.
— No aniversário de setenta e cinco anos, para que os rebeldes não se esqueçam de que até os mais fortes dentre eles não pode superar o poder da Capital, o tributo masculino e  o tributo feminino serão coletados a partir do rol de vitoriosos vivos.
Katniss meio que me chateou no começo do livro, mas com o passar da leitura ela foi me conquistando por sua força e dedicação, mas foi quando ela foi selecionada novamente para o Jogos que me vi completamente admirado por ela e por sua força, ela é inteligente, altruísta e mesmo não tendo a intenção virou um simbolo, a dedicação que ela tem pelas pessoas que ela ama simplesmente me enternece, Katniss sem dúvidas sempre será uma de minhas protagonistas preferidas!!

Peeta continua o mesmo doce, inteligente, companheiro e disposto a tudo para ajudar a Katniss. É exatamente por isso que gosto tanto do personagem, essa devoção que ele tem por ela me encanta e mesmo sabendo que o coração dela pode não pertencer a ele, ainda assim ele faz de tudo para que ela se sobressaia, que vença, que ela seja feliz, como não amor um personagem que se doa tanto?

Finnick é aquele personagem que a gente pensa "aff que arrogante", mas no final você se vê completamente encantado por sua gentileza, educação, companheirismo e claro beleza né? Porque ninguém é de ferro.

Muitos outros personagens se fazem muito importante para a trama como o Gale o melhor amigo e de certa forma interesse amoroso da Katniss, Haymitch tutor e amigo de Katniss, Cinna é o estilista da Katniss e também grande amigo dela. De certa forma todos esse personagens servem como suporte e estopim para que Katniss acabe por aceitar ser o simbolo dos levantes.

Wow mas que livro maravilhoso, fiquei completamente envolvido pela história, a qualidade da escrita da autora é espantosa, o crescimento do personagens é palpável e é simplesmente impossível você não se pegar envolvido pelos personagens e pelo sentimentos dos mesmos. Todos os acontececimentos e reviravoltas do livro é de simplesmente explodir cabeças. Sem dúvida esse livro é bem superior ao primeiro.

Em Chamas foi uma leitura maravilhosa tanto o quanto eu já esperava, Suzanne continuou a série com muita mestria, a introdução de novos personagens foi muito bem feita e a gente se vê completamente encantado por eles e claro pelos antigos também. A capa do livro não me agrada e nem desagrada porque ela é bem básica, a diagramação do livro está boa, não encontrei nenhum problema com a revisão e amo a fonte escolhida para o livro e o tamanho dela está bom!!

Classificando:

4 comentários:

  1. Oi Ali,
    Acho que sou uma das poucas pessoas que não gosta dessa trilogia O.o, nem nesse livro consegui gostar ou simplesmente me simpatizar com a Katniss. Boa leitura para você que está gostando rsrs.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk eu não te julgo Larissa eu não gosto de Dezesseis Luas e o povo ama!! Mas fiquei magoado a Katniss é legal rsrs!!

      Xo

      Excluir
  2. Eu li a trilogia em Dezembro e me apaixonei perdidamente. Você tem razão, no começo do Em Chamas, fica aquela coisa meio irritante entre leitor e Katniss, mas logo quando anunciam que ela tem que voltar pra arena, ficamos surpresos.

    Uma dica, caso você ainda não tenha lido Esperança: o começo vai ser bem chato, até o meio do livro a leitura demora a fluir, mas depois vai que vai.

    Beijinhos. Tava com saudade de passar por aqui.

    Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ágata!!!
      Sim o começo com a indecisão dela é chatinho porém depois ela chega de voadora e amo isso rsrs Ainda vou ler A Esperança, ainda esse ano não sei quando mas vou espero não ser um problema!!

      Xo

      Excluir

Obrigado por visitar o blog! Espero que tenha gostado do post e que deixe um comentário com suas impressões sobre o texto.

Você tem um blog? Não esquece de deixar seu link para que eu possa visitar seu blog.

IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do blogueiro.