Título: A Arte de Ser Normal (The Art of Being Normal)
Autor: Lisa Williamson
Editora: Rocco
Ano: 2015
Páginas: 384
David Piper tinha oito anos quando foi questionado pela professora sobre o que queria ser quando crescesse. Respondeu à pergunta com cuidado. Só percebeu que havia algo de diferente em sua resposta quando os colegas começaram a dizer o que queriam ser: atriz, jogador de futebol, primeiro-ministro... Apesar disso, leu em voz alta o que havia escrito: “Quero ser uma menina". O tempo passou, David cresceu (mais do que gostaria), mas mesmo agora, aos 14 anos, continua com o mesmo desejo, compartilhado apenas com Essie e Felix, seus melhores e únicos amigos.
Leo Denton nem bem chegou à Escola Parque Éden e já ganhou os holofotes ao defender David Piper das agressões dos colegas na hora do almoço. O soco no nariz de Harry Beaumont rendeu-lhe um mês de detenção e o alerta de que está em observação, ou seja, mais um deslize e será expulso, algo que Leo precisará evitar de todas as formas. A vaga no colégio de classe alta parece ser a sua última chance na vida, o que vai livrá-lo tanto do conjunto habitacional perigoso onde mora com a mãe e as irmãs quanto dos acontecimentos que o obrigaram a trocar de escola.
Não que Leo não conviva com o mesmo problema, mas tem preocupações maiores para ocupar a cabeça. Enquanto David faz de tudo para ignorar os ataques dos colegas que o chamam de show de aberrações, Leo luta para resistir aos encantos da menina mais bonita da escola, Alicia Baker. Garotas, ele bem sabe, podem se transformar em grandes complicações e neste momento não podem fazer parte de seu recém-iniciado projeto de uma nova vida. 
Quando esse livro foi lançado eu fiquei bem ansioso pela leitura dele, assim que pude comprei, entretanto ele ficou enfeitando minha estante. Mas graças ao último tema do Clube do Livro eu tive a oportunidade de enfim ler o livro, basicamente quase dois ano depois de ter comprado.

Desde que quando era uma criança David já sabia quem ele era, ou que ele na verdade queria ser, David queria ser uma menina, ele cresceu e continua vivendo o dilema de se sentir uma menina dentro do corpo de um menino, ele tem o apoio de seus dois melhores amigos Essie e Felix, mas ele queria mesmo era ter coragem para contar a seus familiares e assim parar de carregar um fardo tão grande e pesado.
O que escrevi foi:

Quero ser uma menina.
Leo Denton veio transferido  da escola Cloverdale, ele é um grande mistério para a escola, ele percebe todos os burburinhos sobre ele, sobre os motivos pelos quais ele foi transferido para a Park Éden, e ele não pretende intervir, ele prefere que seja assim, depois da más experiências em sua última escola, ele acredita ser melhor que as pessoas não se aproximem. 
— Como foi que ele veio pra cá, então? — pergunta alguém.
— Não sei. Só sei que não vou chegar perto dele — comenta outro garoto. —  Para ter sido expulso da Cloverdale, ele deve ser um verdadeiro maníaco.
Park Éden é uma ótima escola, mas não que dizer que não haja problemas, e claro que David tem seus problemas na escola, ele sofre bullying, sempre apelidado e provocado, ele tenta de todas as formas evitar ou ignorar as provocações dos colegas, mas nem sempre isso é possível, foi durante uma dessas provocações que as vidas de Leo e David se cruzaram, quando Leo acaba batendo em um garoto para defender David e a partir desse momento a vida deles não param de se cruzar.
O soco cala todo mundo.
Parece irreal, como um efeito sonoro num filme de ação. Abro os olhos. O Harry está no chão, com sangue escorrendo do nariz, os olhos arregalados de choque.
Eu fiquei apenas amei a leitura desse livro, porque ele foi muito melhor do que estava esperando que ele fosse ser, além claro dele ter me deixado totalmente surpreso e boquiaberto com os acontecimentos, eu simplesmente não deduzi o que iria acontecer e isso me agrada muito. O David é um personagem em certos aspectos, mas que claramente não é totalmente realizado, já o Leo é um completo mistério, a gente fico louco para descobrir qual é o segredo dele. O narrado a partir da perspectiva dos dois personagens e assim a gente acaba tendo a noção melhor dos sentimentos dos dois sobre o que acontece a seu redor.

O livro é de uma sutileza ao abordar um tema tão delicado como é a transexualidade, como a amizade e o amor são necessários, tendo em vista o quanto a pessoa sofre, não apenas por estar vivendo em um corpo errado, mas também por causa da sociedade preconceituosa em que vivemos que não aceita aquele que não seguem a norma imposta.

A Arte de Ser Normal sem dúvidas foi um dos melhores livros que li esse ano, Lisa Williamson foi maravilhosa com o livro ele é super fluída e te prende completamente na história. A capa do livro é ótima fazendo total sentido com a história, ela possui detalhes envernizados no título e imagem, não encontrei nenhum problema de revisão, a diagramação do livro é boa, com destaque para a parte interna da capa que traz um mosaico, a fonte é bem agradável a leitura.

Classificando:

Nenhum comentário

Obrigado por visitar o blog! Espero que tenha gostado do post e que deixe um comentário com suas impressões sobre o texto.

Você tem um blog? Não esquece de deixar seu link para que eu possa visitar seu blog.

IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do blogueiro.