Em 2022 eu completei 10 anos da vida de leitor, eu fiz toda uma retrospectiva das minhas leituras, das, minhas frustrações e alegrias literárias, dos altos e baixos do meu ritmo de leitura e foi bem divertido, para "comemorar" tal feito, decidi fazer um top 3 dos melhores livros que li em cada um dos meus anos como leitor.


Crepúsculo que li em 2011, foi a porta de entrada para o universo literário, pois, foi só em 2012 que realmente senti interesse por livros e acostumado com uma série nada mais do que esperado do que ler novas séries. Finalizei o ano com 14 leituras.
O melhor livro de 2012 foi A Maldição do Tigre, eu me vi completamente encantado com as mitologias presentes no livro, até hoje essa segue sendo uma das minhas sagas favoritas. Em segundo lugar temos Sussurro e sinceramente quem não morreu de amores por Patch? Preciso inclusive reler essa saga. Em terceiro lugar Fallen eu fiquei meio enfeitiçado com essas fantasias com anjos no começo da minha carreira literária, e esse livro foi tão bom, todo o mistério e segredos, também preciso reler.
 

Em 2013 eu segui firme e forte nas série, finalizando algumas, iniciando outras, quanto mais longas melhor, finalizei o ano com 27 leituras.
O melhor livro de 2013 foi O Destino do Tigre, o desenvolvimento da história, todas as mitologias, os personagens, até o mal falado triangulo amoroso me agradaram demais, Colleen se tornou uma autora que eu leria tudo o que ela lançasse. Em Segundo lugar temos Nascida  à Meia-Noite, eu amei esse livro demais, adorei a protagonistas e todas as reviravoltas da história. Em terceiro temos Êxtase, foi tão gostoso ler esse livro e finalmente descobrir qual era o grade mistério dos protagonistas, inclusive esse foi o primeiro livro a me fazer chorar.


Em 2014 as coisas começaram a mudar, continuei com a séries, mas, comecei a sair da minha zona de conforto, comecei a ler livros únicos e a ler romances, ainda que tenha sido bem dolorido, conheci a dor de amar uma série e a editora desistir de lançar o restante dos livros. Finalizei o ano com 50 leituras.
O melhor livro do 2014 foi Almanova, dizem que não devemos julgar os livros pela capa, mas, esse sem dúvidas foi um dos melhores julgamentos que fiz, eu simplesmente amo esse livro. Em segundo lugar tempo Todo Dia, a mente de titânio do David ao escrever esse livro maravilhoso, com um dos protagonistas que eu mais amo ter conhecido, esse livro é uma obra de arte. Em terceiro tempos A Seleção foi uma leitura água açúcar que eu sinceramente não esperava me conquistar, America e Maxon são um dos meus casais favoritos ever!! 


2015 foi o ápice das minhas leituras, fiz várias releituras, li vários livros novos, li vários livros que não eram da minha zona de conforto, ao menos unas quatro livro me fizeram chorar. Finalizei o ano com 58 leituras. 
O melhor livro de 2015 foi Dois Garotos Se Beijando, mais uma vez o David entregando, lembro de ler esse livro e só dois dias depois conseguir digerir a leitura, entender sua mensagem e então eu cai no choro, pois, só então entendi o impacto do livro para mim. Em segundo lugar tempo Para Todos Os Garotos Que Já Amei, vocês sabem o quanto eu amo a Lara Jean e como esse livro foi e é um completo vício para  mim, conheci num evento da Intrínseca que passou aqui em minha cidade é foi amor a primeira vista. Em terceiro lugar temos Eu Te Darei O Sol, esse livro é tão tão lindo e tão complexo, eu fiquei completamente encantado pelos protagonistas, eu inclusive preciso reler, pois, preciso relembrar a história desse dois personagens.


Em 2016 o blog estava no auge, eu tinha parceria com a Arqueiro, Pensamento e a Valentina e ainda conseguia ler os livros que não eram de parceria, foi muito bom ter essa experiência de blog "grande", fico até saudoso, mas, nem tanto rsrs. Finalizei o ano com 45 leituras.
O melhor livro de 2016 foi sem dúvidas Infinita, Ana segue sendo uma das minhas protagonistas literárias favoritas, e eu chorei de soluçar com o final desse livro, sim sim, sou Maria mole demais para me despedir de protagonistas que amei. Em segundo lugar temos P.S. Ainda Te Amo, eu quase entrei em completa erupção nesse livro, sinceramente é o meu favorito da trilogia e meu deus John Ambrose Mcclaren QUE perfeito esse personagem é, e Stormy nossa amo Stormy. Em terceiro Simon vs. A Agenda Homo Sapiens, eu adorei essa leitura, adorei o protagonista e amei que foi a minha primeira leitura LGBTQIA+ que pela primeira vez o protagonista se apaixona por alguém não branco.
 

Em 2017 começou minha derrocada tudo começou a ficar meio chato e cansativo, mas, me mantive forte da melhor forma que pude, dispensei a parceria com a Pensamento, mantive apenas Valentina e Arqueiro, consegui um colaborador (Pedro Gabriel, obrigado pela ajuda amigo) para me ajudar com as leituras, mas, ainda assim foi um bom ano de leitura, e ainda me peguei chorando com dois ou três livros. Finalizei o ano com 33 leituras.
O melhor livro do ano foi Menino de Ouro, esse livro é um impacto muito forte de tantas e tantas formas sabe? É um livro doloroso e tão realista, quero lê-lo novamente. Em segundo lugar Agora e Para Sempre, Lara Jean, como foi doloroso me despedir de Lara Jean, vocês não tem noção do quanto eu chorei no final desse livro, acompanhei Lara Jean por anos ela já era basicamente uma das minhas melhores amigas, o fim foi de muitas lágrimas. Em terceiro temos Cinder, eu sempre quis ler essa série pois, adoro releituras de contos de fadas e que surpresa gostosa que foi esse livro.


Em 2018 eu abri mão de vez, deixei todas as parcerias e em maio parei com o blog, eu mal conseguia ler e além disso estava com um bloqueio enorme para escrever resenhas, mas, ainda assim realizei algumas leituras, quando o sentimento de obrigação pela leitura passou. Finalizei o ano com 17 leituras, para mim foi pouco comparando com o quanto vinha lendo, mas, foi melhor que nada.
O melhor livro do ano foi A Canção de Aquiles, esse é um livro que todo mundo sabe o final, porque ele é baseado em Ilíada né? Mas gente como um livro que eu já sabia como ia terminar me fez chorar de soluçar??? como eu amei esse livro. Em segundo lugar temos o polemico O Escravo da trilogia Príncipe Cativo, sim eu adorei essa leitura, sendo sincero, para quem viu Game of Thrones esse livro é fichinha, mas, entendo que para algumas pessoas ele possua gatilhos pesados. Em terceiro temos Ele - Quando Ryan conheceu James, esse livro não está aqui por qualidade, não vou mentir o segundo é infinitamente melhor, mas, esse ícone me tirou da ressaca literária que eu estava passando e depois dele voltei a ler mais. 


E chegamos em 2019, as leituras voltaram a fluir melhor, até releitura eu fiz, eu passei a escrever resenhas em blogs de amigos, fiz leituras muito boas, e em outubro, mais de uma ano depois que me afastei decidi voltar com o blog, dessa vez sem tanta cobrança e na tentativa de ler os livros encalhados na estante. Finalizei o ao com 25 leituras.
O melhor livro foi ninguém menos que Vermelho, Branco e Sangue Azul, nossa essa foi a minha última leitura inédita do ano e que surpresa o último livro acabar sendo o melhor livro do ano! Henry e Alex me fizeram rir e suspirar. Em segundo lugar temos o último livro da Saga do Tigre O Sonho do Tigre, foram anos esperando pelo lançamento desse livro, mas, posso dizer com toda a paz que valeu a pena esperar, eu amei tudo nesse livro que me fez chorar copiosamente por Kishan, nunca que eu imaginei que iria chora por ele. Em terceiro temos o vencedor do Pulitzer As Desventuras de Arthur Less, que surpresa gostosa foi esse livro viu? Foi o primeiro livro com protagonista gay em meia idade que eu li e fiquei completamente encantado e preocupado com o que li kkkkk, pretendo reler esse livro em meado dos mais 35 anos rsrs


Ahhh 2020, que ano tenebroso que ele foi, mas, eu li como não vinha lendo a tempos e foram tantas leituras boas, tantos livros que me arrancaram lágrimas e risadas, fiz leituras em inglês e ainda fiz releituras. Finalizei o ano com 39 leituras.
O melhor livro do ano não poderia ser outro a não ser Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, esse livro simplesmente me pegou de jeito e eu só consegui parar quando o finalizei aos prantos indo direto pro Google pesquisar se Evelyn Hugo era real, que tristeza, ela não é. Em segundo temos Boyfrind MaterialProcura-se Um Namorado aqui no Brasil pela Paralela —, eu li esse em inglês e meu deus como eu amei essa leitura Luc e Oliver me conquistaram a ponto de me deixar com uma ressaca literária terrível por que nada seria tão bom quanto essa leitura. Em terceiro temos Amor(es) Verdadeiro(s), sinceramente 2020 foi o ano da Taylor Jenkins Reid para mim, eu basicamente li os meus dois livros favoritos da autora, esse livro é uma obra de arte, muita gente entornou o nariz por causa das escolhas da protagonista, mas eu faria IGUAL! 


Em 2021 eu meio que diminui o ritmo, para evitar o desgaste e por que eu vinha sofrendo leves ressacas literárias, mas, a grande surpresa foi eu conseguir entrar pro time de leitores da Companhia das Letras e mesmo com esse desafio eu ainda consegui pela primeira vez em muito tempo finalizar uma metade de leitura. Finalizei o ano com 25 leituras.
O melhor livro do ano foi De Olho Nela, eu simplesmente adorei essa leitura, é uma comédia romântica bem gostosa e ao mesmo tempo repleta de plots necessários e válidos sobre corpos gordos. Em segundo lugar temos Heartstopper - Dois Garotos, Um Encontro, sinceramente eu nem tenho muito o que falar além de que esse é um quadrinho tão necessário sobre amor gay não problemático, não atoa só se falava nele. Em terceiro temos Enquanto Não Te Encontro, ai como eu me deleitei com essa história nordestina maravilhosa, que me deixou com um gostinho gigantesco de quero mais.


Em 2022 tentei manter o mesmo ritmo de 2021, principalmente porque ainda era parceiro da Companhia das Letras e meio que consegui, mesmo trabalhando num horário tenebroso e com o dia a dia corrido, planejava ler 25 livros igual ao ano que havia passado, mas, me vi completamente viciado na leitura de mangás em 2022, acabei lendo meus 25 livro como estipulado e 15 tomos de mangás e com isso totalizei 40 leituras no ano, isso me deixou bem animado.
O melhor livro do ano foi A Estratégia do Charme, esse é um mix de vários livros que venho amando nos últimos anos, comédia romântica, casal fofo, reality show tudo num livro só como não amar?? O segundo lugar ficou para Gay de Família, esse livro me conquistou, me fez dar altas e gostosas risadas, a forma como me identifiquei com ele em tantos aspectos sabe? nem sei como explicar. Em terceiro lugar temos Árvore Inexplicável, eu nunca que soubesse eu iria amar uma fantasia urbana brasileira, mas, gente a forma com a autora cria o universo desse livro é simplesmente impecável, me vi rendido pela leitura, pelos personagens, por tudo nesse livro.

Esse é um resumo bem resumido dos meus 10 anos como leitor, o tempo passa muito rápido e não conseguimos ler nem metade de tudo que queremos né? E aí a quantos anos vocês são leitores??

Nenhum comentário

Obrigado por visitar o blog! Espero que tenha gostado do post e que deixe um comentário com suas impressões sobre o texto.

Você tem um blog? Não esquece de deixar seu link para que eu possa visitar seu blog.

IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do blogueiro.