Título: Perdido Em Marte (The Martian) • Ano: 2015 • Duração: 141 min. • Distribuidor: Disney+
Lembro que Perdido em Marte foi a minha primeira solicitação no período em que fui parceiro da editora Arqueiro, nunca fui muito fã de ler ficção cientifica, mas, decidi sair da minha zona de conforto e que decisão acertada eu fiz, mesmo com as pequenas dificuldades com termos científicos que eu não conhecia a leitura foi muito boa. Logo depois o lançamento da adaptação do livro foi anunciada e claro que eu não podia ter ficado mais animado para ver na telona o que tinha lido.
A Ares III é uma expedição que foi até Marte em missão, mas, uma forte e inesperada tempestade aparece e a comandante da missão é obrigada a abortá-la para não por a vida de sua equipe em perigo, porém, durante o retorno a nave que os tirariam do solo marciano, Mark Watney é atingido por destroços do equipamento de comunicação que foi destruído pela tempestade, a equipe perde o contato com ele e o dão como morto, já que ele não teria como sobreviver com uma ruptura em seu equipamento, assim, eles vão embora e o deixam para trás. Porém, Mark sobreviveu, o sangue em conjunto com o objeto indesejado acabaram por selar o furo em seu equipamento e por isso ele conseguiu sobreviver, mas, esse é o menor de seus problemas, ele pode até sobreviver ao ferimento, mas, ele está sozinho em Marte e sem nenhuma forma de se comunicar com a NASA já que o equipamento de comunicação foi destruído pela tempestade. Mark sabe que se quiser voltar para casa ele terá que encontrar uma forma de sobreviver em Marte e de se comunicar com a Terra.
Eu preciso ressaltar que eu realmente gostei muito do filme e que ele por si só funciona muito bem, e mesmo que eu não tivesse lido o livro, com toda a certeza teria gostado dele, além de ser uma excelente ficção científica, principalmente por se ater muito a precisão cientifica, ele parece tão realista que chega a impressionar e me fizeram torcer demais pelo protagonista.
Agora é chegada a hora de falar sobre o filme como adaptação e sobre sua fidelidade ao livro, e sobre isso eu felizmente só tenho coisas boas a dizer.
Começo dizendo que Matt Damon foi simplesmente a escolha perfeita para viver Mark, ele entregou perfeitamente todas as nuances do personagem, debochado, sarcástico e resiliente do mesmo jeito que ele é apresentado no livro. Além disso, o filme é incrivelmente fiel ao livro, houveram sim alguns cortes, posso dizer que alguns cortes foram muito necessários, para poder enxugar e tornar a história mais leve, mas, o mais importante é que não houve mudanças sem sentido da história e isso me deixou muito feliz e satisfeito. Preciso reforçar que várias coisas que eu queria ver no filme estavam lá e isso me divertiu demais, principalmente a trilha sonora dos anos 80 que Mark odiava e que eu vou deixar aqui para vocês.
Perdido em Marte foi um completo sucesso, com um orçamento de 108 milhões de dólares ele arrecadou cerca de 630 milhões de dólares, se tornou o décimo filme mais assistido de 2015. Recebeu sete indicações ao Oscar, além de ter vencido dois Globos de Ouro nas categorias Melhor Filme Musical ou Comédia e Melhor Ator - Musical ou Comédia. No Rotten Tomatoes o filme acumula 384 críticas especializadas, sendo muito bem recebido por esses com uma nota 91%, o que rendeu um selo Fresh Tomato para o filme, a audiência geral deu pontuação também de 91% para o filme.
Deixarei aqui observações muito importantes e relevantes ou não:
— Se um dia alguém te mandar plantar batatas, acredite é um concelho de vida.
— Os EUA gastando milhões de dólares para resgatar esse Matt Damon! clique!
— Nunca diga que você populou um planeta, ele pode se voltar contra você.
— Watney comendo batata só me vinha aquela música de Xuxa na cabeça "batatinha bem quentinha ♪".
— Não tinha música melhor para representar do que "I Will Survive".
Leia Também:



Nenhum comentário
Obrigado por visitar o blog! Espero que tenha gostado do post e que deixe um comentário com suas impressões sobre o texto.
Você tem um blog? Não esquece de deixar seu link para que eu possa visitar seu blog.
IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do blogueiro.