Título: Você Não é Invisível • Autor: Lázaro Ramos • Editora: Objetiva • Compre: Amazon

Esse livro foi uma novidade muito interessante, eu já conhecia algumas obras do Lázaro, mas, ainda não havia lido nada do que ele havia escrito e então esse livro surgiu com uma boa oportunidade, principalmente por ser de um gênero que geralmente prefiro ler.

Eu não sabia bem o que esperar dessa leitura, mesmo tendo lido a sinopse do livro, senti ela bem abstrata, como quem não queria entregar muito da história e isso foi bem legal, porque eu realmente gostei muito do desenvolvimento da história e dos personagens nela presente. Preciso também exaltar o quão gostosa e fluida é a escrita do Lázaro, fiquei totalmente envolvido com a história.

Não vou negar que iniciei a leitura achando o Carlos bem insuportável, mas, com o passar da história é perceptível que essa característica inicial do protagonista é proposital, primeiro porque sim ele tem motivos para agir de tal forma e segundo porque é necessário que ele seja assim para que ele receba o bom desenvolvimento que recebe na história. Mas tenho a  necessidade de exaltar o quão maravilhosa Vitória é, a personagem simplesmente não faz esforço nenhum para ser um amor, uma querida que eu guardei comigo.

Eu gostei demais dessa leitura, ela foi uma surpresa realmente agradável, como disse não sabia o que esperar dela e sim o livro entrega muito mais do que a sinopse fala, ainda que eu tenha achado que alguns pontos poderiam ter sido um pouco melhor trabalhados ou explicados, isso não tira quase nada do brilho da história. O livro é curto e ainda assim ele conseguiu abordar com maestria temas como ancestralidade, cultura, família e seus laços, pandemia e ainda sobre redes sociais. Além de tudo isso, cada capítulo vem acompanhado de uma playlist que com certeza vale a pena conferir.
Esta é a história de uma família em quarentena. Carlos e Vitória são irmãos e moram com o pai, mas só o encontram no fim do dia. Muito diferentes um do outro, se expressam cada um a seu modo. Porém, possuem uma mesma motivação: entender seu lugar no mundo.
Carlos vive trancado no quarto, gravando vídeos e áudios sobre si mesmo ou postando nas redes sociais. Já Vitória é mais do papel, escreve um diário e inventa contos de fadas num caderno antigo que era de sua mãe. Mesmo confinados, os irmãos vão trilhando seus caminhos com os recursos e instrumentos que possuem.
O autor explora os muitos jeitos que temos de nos comunicar e com linguagem ágil, esse livro nos ensina que, se temos de encarar nossos monstros, que o façamos com coragem, segurando na mão de quem nos ama e quer bem – porque ninguém é, ou deveria se sentir, invisível.

Nenhum comentário

Obrigado por visitar o blog! Espero que tenha gostado do post e que deixe um comentário com suas impressões sobre o texto.

Você tem um blog? Não esquece de deixar seu link para que eu possa visitar seu blog.

IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do blogueiro.