Título: Galateia: Um Conto (Galatea) • Autor: Madeline Miller • Editora: Planeta Minotauro • Tradução: Fernanda Cosenza • Compre: Amazon
Se a Madeline Miller lançar a lista de supermercado dela eu com certeza não vou ter dúvidas, eu vou querer ler, posso até demorar um pouco para realizar a leitura, mas, em algum momento é certeza que irei faze-la e aqui estou depois de uns bons anos lendo esse conto que era a única obra dela lançada que ainda não havia lido.
Eu amo a escrita da Madeline, ela realmente me arrebata e envolve com suas releituras de mitos gregos e não foi muito diferente com a história de Galateia. A escrita da autora segue muito fluida, o texto vai passando e nem percebemos e sendo este um conto a leitura foi ainda mais rápida.
Galateia é uma típica personagem feminina dentro de uma narrativa grega, vivem para sofrer na mão de homens, mas, ela não está satisfeita e nem aceita esse destino e é exatamente esse sentimento, o desejo de liberdade, de ser mais do que subserviente que a torna interessante.
Preciso ressaltar o quanto gostei do que a Madeline fez com a história de Galateia, originalmente o mito é centrado em Pigmaleão, o escultor, e muitas vezes Galateia nem sequer recebeu um nome, sendo tratada apenas como "a mulher". A autora foi muito feliz ao escrever uma Galateia que não aceita o destino submisso que mulheres vivem em mitologias gregas, dando-lhe um papel de centralidade, astúcia e determinação.
Gostei demais desse conto, ele é curto, a leitura rápida e já me senti órfão de obras das autora. Muitos podem dizer que essa releitura foge do ideal mitológico e sim até pode fugir, mas, não me importo porque foi uma ótima leitura.
Uma prisão no topo de um penhasco. Dentro dela, uma mulher é monitorada dia e noite por médicos e enfermeiros. Repetidamente, e sem que ela saiba quando, um homem a visita. Quando ele vem, a mulher deve se transformar em pedra... e, então, voltar à vida em suas mãos.Neste conto, Madeline Miller faz uma releitura corajosa do mito grego de Pigmalião, o hábil escultor que se apaixona por sua obra-prima em mármore: Galateia. Pela graça de uma deusa, Galateia ganha vida e, na versão de Miller, casa-se depois com Pigmalião – mas, quando ela começa a seguir seu próprio caminho e não pode mais suportar as tentativas de controle e o ciúme do marido, acaba submetida a um destino cruel.Galateia deseja a liberdade. Ela elabora um plano. E, fria e dura como pedra, ela irá colocá-lo em prática.
Nenhum comentário
Obrigado por visitar o blog! Espero que tenha gostado do post e que deixe um comentário com suas impressões sobre o texto.
Você tem um blog? Não esquece de deixar seu link para que eu possa visitar seu blog.
IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do blogueiro.