Título: Vermelho, Branco e Sangue Azul (Red, White & Royal Blue) • Ano: 2023 • Duração: 118 min • Distribuidor: Prime Video

Sem dúvidas o mês de agosto trouxe muita alegria Queer, finalmente o tão aguardado filme de Vermelho, Branco e Sangue Azul foi lançado, esse foi simplesmente o meu livro favorito de 2019, eu fiquei tão animado quando anunciaram a compra dos direitos, mas, a alegria me tomou por completo quando anunciaram o início das gravações e aqui estou eu vivendo esse momento histórico de ver um dos meus livros favoritos com representatividade queer ser adaptado.

Alex é o filho da presidente do Estado Unidos, ele é extremamente popular e ótimo em relações internacionais, por isso as vezes ele é enviado para para participar de eventos sociais e políticos de países aliados, é assim que ele vai parar no casamento de um dos príncipes da Inglaterra, estaria tudo bem, se ele não tivesse que encontrar com Henry, o outro príncipe inglês e seu maior nêmeses. Numa interação que sai um pouco do controle Alex e Henry acabam destruindo o bolo do casamento real, logo todos os jornais falam sobre a animosidade entre o primeiro filho e o príncipe. Para contornar a situação a realeza britânica e a casa branca, põe em prática um plano, para afirmar que tudo não passou de um mal entendido e que Alex e Henry são amigos há anos. Mas para isso eles terão que fingir que são amigos em várias ocasiões, o que ninguém esperava é que essa estratégia poderia de fato aproximar os dois, a ponto dos dois acabarem se apaixonando.

Eu preciso dizer como o filme está simplesmente lindo, ele é de fato um pouco corrido, para que consiga chegar ao ponto de desenvolvimento do relacionamento dos protagonistas, mas, eu assisti com um brilho nos olhos, o filme é muito fofo e funciona muito bem para quem não fez a leitura do livro, na verdade ele é realmente um ótimo chamariz, para quem quer ter um pouco mais de Alex e Henry, que são a coisa mais linda que há no filme.

Agora é chegada a hora de falar sobre a adaptação, sobre sua fidelidade ao livro, e sobre isso eu tive sentimentos mistos, inicialmente falarei sobre o que amei e depois sobre o que me decepcionou.

Inicialmente havia um burburinho muito forte sobre a escolha dos protagonistas "falta de química", mas senhoras e senhores, QUÍMICA era o que existiu ali, Taylor e Nicholas juntos foi simplesmente explosivo, eu vi meu Alex e meu Henry muito bem representados pelos dois, preciso dizer que o restante do elenco também é impecável e me deixou muito satisfeito, principalmente 
Ellie Bamber (Princesa Beatrice), Sarah Shahi (Zahra Bankston) e Uma Thurman (Ellen Claremont), elas entregaram demais em seus respectivos personagens. Quase todas as cenas do livro que eu amei foram inseridas no filme, algumas com certas mudanças, mas, ainda assim fiquei extremamente feliz de vê-las adaptadas. Os diálogos iguais aos presentes no livro me pegou demais, me deixou muito cadelinha. Também amei poder acompanhar certos pontos da história no pov de Henry. Eu preciso ressaltar como eu amei a estratégia de divulgação da Prime para o lançamento do filme, ela estava em todo canto, senti que eles realmente apostaram forte no filme e isso deu ainda mais vontade de ver.

Quando vi as fotos de divulgação achei que meu pior problema seria o fato de Alex ser mais alto que Henry no filme, ohh ledo engano, já na primeira cena do filme veio o primeiro baque, June não existe no filme, basicamente eles uniram Nora e June em uma única personagem, provavelmente, porque Nora era a única personagem negra de relevância e June seria mais uma latina, a exclusão dela da história impactou certos aspectos das adaptação e não vou mentir isso me incomodou, tem uma cena que nem deveria estar no filme já que June não existe. Me decepcionei também com a forma que a bissexualidade Alex foi tratada no filme, no livro ele passa por todo um processo de descoberta, no filme ele fingia que não sabia que também gostava de garotos. O plot do vazamento dos e-mails também me decepcionou, primeiro porque a motivação no filme ficou bem vingancinha adolescente por parte do repórter que levou um fora, segundo esse era de fato o grande plot de destaque de Nora e ele não aconteceu já que não foi a equipe do candidato concorrente da mãe de Alex quem vazou. Outros personagens também sumiram e ou sofreram mudanças, desses, duas alterações me incomodaram, a troca rainha da Inglaterra por um rei e o fato da mãe de Henry ser apenas citada, não marcando presença durante a sessão com o "rei" sobre o vazamento dos e-mails, sendo que no livro ela é uma peça central para a resolução da situação.

Houveram sim mudanças, algumas delas me incomodaram sim, mas, eu vou reforçar aqui que eu amei o filme, ele não é uma adaptação 100% fiel ao livro, mas, ele é 80% fiel e sem dúvidas isso é muito mais do que satisfatório. Vermelho, Branco e Sangue Azul é completo um fenômeno, foi o filme mais assistido globalmente na Prime Video durante sete dias, entrando também para o top três das comédias românticas mais assistidas de todos os tempos do streaming, ocupou o primeiro lugar entre os filmes mais populares no Letterboxd e foi responsável por um aumento nas assinaturas na Prime Vídeo. O filme acumula 98 críticas especializadas, sendo muito bem recebido por esses com uma nota 79%, o que rendeu um selo Fresh Tomato para o filme, a audiência geral deu pontuação 94% para o filme.


A cena do corneto que está presente no trailer acabou não entrando no corte final do filme, a Prime Video acabou liberando a cena e você conferir o vídeo aqui!


Deixarei aqui observações muito importantes e relevantes:

— Criaram perfis no Instagram para Alex e Henry, vão lá conferir e seguir @theagcd e @princehenryuk
— Gente, eu esperava um pouco mais de bunda nesse filme, não vou mentir.
— A cena da primeira vez deles, em Paris, ficou tão linda, eu mal consegui me segurar de euforia, a carinha Henry na hora que começa o rala e rola, perfeita!
— Tivemos alguns livros marcando presença no filme:
— Burburinhos e boatos sobre uma possível sequência, a única resposta possível é SIM! O capítulo extra da edição de colecionador tem conteúdo para um segundo filme e até mais.

Leia Também:

Nenhum comentário

Obrigado por visitar o blog! Espero que tenha gostado do post e que deixe um comentário com suas impressões sobre o texto.

Você tem um blog? Não esquece de deixar seu link para que eu possa visitar seu blog.

IMPORTANTE
Os comentários publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem a opinião do blogueiro.